Cartilha da Lei do Estágio: perguntas e respostas
março 11, 2009, 7:15 pm
Arquivado em: Estágios | Tags: , ,

nova_lei_estagioCom o objetivo de orientar estudantes e instituições de ensino, públicas e particulares, a respeito das inovações trazidas pela da Lei do Estágio (Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008), o Ministério Público do Trabalho e Emprego (MTE) publica uma cartilha.

A finalidade é esclarecer normas tanto para os estudantes, que iniciam carreira profissional, quanto para as empresas contratantes, para que adquiram consciência de sua responsabilidade social.

Seguem-se as perguntas mais comuns, com respostas sintéticas, para fins de esclarecimento:

 

1. O que é o estágio?

A Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, define o estágio como o ato educativo curricular supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante.

 

2. O que é estágio obrigatório?

É o estágio definido como pré-requisito no projeto pedagógico do curso para aprovação e obtenção do diploma. (§1º do art. 2º da Lei nº 11.788/2008)

 

3. O que é estágio não obrigatório?

É uma atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória.

 

4. Quem pode contratar estagiário?

As pessoas jurídicas de direito privado e os órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional de qualquer dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Também os profissionais liberais de nível superior, devidamente registrados em seus respectivos conselhos, podem oferecer estágio.

 

5. Quem pode ser estagiário?

Estudantes que estiverem freqüentando o ensino regular, em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos e que atendam as regras da UFRGS.

 

6. Quais requisitos devem ser observados na concessão do estágio?

I – matrícula e freqüência regular do educando público-alvo da lei;

II – celebração de termo de compromisso entre o educando, a parte concedente do estágio e a instituição de ensino; e

III – compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no estágio e as previstas no termo de compromisso.

 

7. O que é agente de integração?

É uma instituição prestadora de serviços, conveniada com escolas e universidades, que intermedeia o contato entre os estudantes e as empresas contratantes.

 

8. Qual o papel dos agentes de integração no estágio?

Atuar como auxiliares no processo de estágio identificando as oportunidades, ajustando suas condições de realização, fazendo o acompanhamento administrativo, encaminhando negociação de seguros contra acidentes pessoais e cadastrando os estudantes, selecionando os locais de estágio e organizando o cadastro dos concedentes das oportunidades de estágio.

 

9. Pode-se cobrar alguma taxa do estudante pelos serviços dos agentes de integração?

Não. É vedada a cobrança de qualquer taxa dos estudantes a título de remuneração pelos serviços dos agentes de integração.

 

10. São obrigações das instituições de ensino em relação aos educandos:

I – celebrar termo de compromisso com o educando ou com seu representante ou assistente legal, quando ele for absoluta ou relativamente incapaz, e com a parte concedente, indicando as condições de adequação do estágio à proposta pedagógica do curso, à etapa e modalidade da formação escolar do estudante e ao horário e calendário escolar;

II – avaliar as instalações da parte concedente do estágio e sua adequação à formação cultural e profissional do educando;

III – indicar professor orientador da área a ser desenvolvida no estágio como responsável pelo acompanhamento e avaliação das atividades do estagiário;

IV – exigir do educando a apresentação periódica, em prazo não superior a seis meses, de relatório das atividades, do qual deverá constar visto do orientador da instituição de ensino e do supervisor da parte concedente;

V – zelar pelo cumprimento do termo de compromisso, reorientando o estagiário para outro local, em caso de descumprimento de suas normas;

VI – elaborar normas complementares e instrumentos de avaliação dos estágios de seus educandos;

VII – comunicar à parte concedente do estágio, no início do período letivo, as datas de realização de avaliações escolares ou acadêmicas.

 

11. São obrigações da parte concedente do estágio:

I – celebrar Termo de Compromisso com a instituição de ensino e o educando, zelando por seu cumprimento;

II – ofertar instalações que tenham condições de proporcionar ao educando atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, observando o estabelecido na legislação relacionada à saúde e segurança no trabalho;

III – indicar funcionário do quadro de pessoal, com formação ou experiência profissional na área de conhecimento desenvolvida no curso do estagiário, para orientar e supervisionar até dez estagiários simultaneamente;

IV – contratar em favor do estagiário seguro contra acidentes pessoais, cuja apólice seja compatível com valores de mercado, conforme fique estabelecido no termo de compromisso;

V – por ocasião do desligamento do estagiário, entregar termo de realização do estágio com indicação resumida das atividades desenvolvidas, dos períodos e da avaliação de desempenho;

VI – manter à disposição da fiscalização documentos que comprovem a relação de estágio;

VII – enviar à instituição de ensino, com periodicidade mínima de seis meses, relatório de atividades, com vista obrigatória ao estagiário.

 

12. Qual a duração permitida para a jornada diária de estágio?

a) quatro horas diárias e vinte horas semanais, no caso de estudantes de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional de educação de jovens e adultos;

b) seis horas diárias e trinta horas semanais, no caso de estudantes do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular;

c) oito horas diárias e quarenta horas semanais, no caso de cursos que alternam teoria e prática, nos períodos em que não estão programadas aulas presenciais, desde que esteja previsto no projeto pedagógico do curso e da instituição de ensino.

 

13. Qual o prazo de duração do estágio?

Até dois anos, para o mesmo concedente, exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência (art. 11 da Lei nº 11.788, de 2008). A UFRGS realiza renovações semestrais.

 

A Cartilha, na íntegra, pode ser encontrada no seguinte endereço:

www.mte.gov.br/politicas_juventude/Cartilha_Lei_Estagio.pdf

 

About these ads

382 Comentários so far
Deixe um comentário

DESEJAVA SABER SE NAS FÉRIAS DE JULHO QUE É 15 DIAS O ESTÁGIARIO NÃO TENHA FERIAS TAMBÉM DE 15 DIAS DO ESTÁGIO.

Comentário por andrezza

Andrezza:
Pela Lei do Estágio, o estagiário tem direito a férias remuneradas após um ano de trabalho na mesma empresa e de preferência as mesmas deverão coincidir com as férias da universidade. Antes de um ano, as férias são proporcionais ao tempo de estágio.

Comentário por blogdasae

Olá!
Meu estágio será realizado em 3 cidades diferentes. Nesse caso, a faculdade é obrigada a pagar as despesas de transporte, alimentação e etc?
Muito Obrigado!

Comentário por Alan

Prezado Alan:
Peço que reúnas todas as informações que tu tens sobre esse estágio e repasses para o e-mail estagios@sae.ufrgs.br, formulando a pergunta. Terás a resposta o mais breve possível.
Sonia

Comentário por blogdasae

Boa tarde!
Sou estagiária a quase 1 ano e meio numa empresa, e agora estou formando em agosto. Gostaria de saber se terei direito a férias antes de sair do estágio, pois não tocaram no assunto na empresa.
Obrigada!

Comentário por Luciana

Estou terminando meu 2º ano de estágio na Lei antiga. Será que posso fazer novo contrato de estágio já na Lei 11788/08 (nova)?

Comentário por Vivian

Olá,
sou universitária e faço estágio em uma grande instituição financeira há 11 meses, estou 17 dias afastada da empresa por motivos de doença e terei que fazer uma cirurgia na semana que vem. Se fosse pela CLT já deveria ter dado entrada no INSS, mas no meu caso como devo agir? Pois nem eu nem a empresa sabemos o que fazer.
Obrigada!

Comentário por Cristiane

Estou em um estágio a 5 meses, gostaria de saber, se eu sair da empresa eu recebo o proporcional das férias?

Comentário por Aline

Estou em um estágio a 5 meses, gostaria de saber, se eu sair da empresa eu recebo o proporcional das férias e décimo?

Comentário por mara

olá gostaria de saber se é obrigado o estagiario trabalhar no feriado? e se ele trabalhar o que tem direito se é folga ou 100% equivalente as horas trabalhadas?

Comentário por IRIS LEITE

Estou no estagio faz 6 meses, gostaria de saber se tenho direito a recesso de poucos dias no final do ano do estagio,voce disse que as férias são proporcionais ao tempo de estágio como isso funciona?

Comentário por Natalia

Olá, sou estagiária de uma empresa desde janeiro.
Estou com alguns problemas de saúde e preciso deixar o estágio, mas o meu contrato é até dezembro. Como posso proceder e a quais sansões posso ser submetida por romper o contrato?
Obrigada,
Carolina

Comentário por Carolina

gostaria de saber se quando um estagiario é contratado pela empresa a mesma paga tempo de estagio( todo periudo em que ele permaneceu a serviço da empresa?)
muito obrigada!!

Comentário por camila

Boa noite!!
Gostaria de saber também se estagiário tem q trabalhar em feriado,carnaval e final de semana?

Comentário por Marcela

Olá. eu trabalho em uma escola de educação infantil como estágiaria, sou estudante de pedagogia na ulbra de porto alegre, trabalho nessa escola desde março desse ano, e agora a dona da escola, tocou no assunto das férias e disse que iria dar-me uns “diazinhos”. Gostaria de saber se com a lei de férias para os estágiarios eu não teria direito de férias de 30 dias. Por favor, tirem-me essa dúvida!
Obrigado!

Comentário por Roberta

Roberta, de acordo com a Lei 11.788/08 o estagiário tem direito a recesso remunerado quando completar um ano. Se a contratante quer lhe dar uns dias, estará fazendo por antecipação e considerando que você iniciou as atividades em março/09.

Se você é aluna da ULBRA, confirme com o setor de estágios sobre o assunto.

Comentário por blogdasae

Marcela, a Lei 11.788/08 não trata especificamente disso. Fica subentendido que nos feriados e fins de semana o acadêmico fica dispensado de suas atividades. A carga horária, máxima, permitida pela Lei é de 30h semanais.

Comentário por blogdasae

Camila, seu contrato como estagiário não tem vínculo empregatício de qualquer natureza. Em caso de contratação, você passa para o regime de CLT, com carteira assinada e passa a ter direitos de um trabalhador. A Lei 11.788/08 regulamenta, exclusivamente, estágios curriculares obrigatórios e não obrigatórios.

Comentário por blogdasae

Estagiário te direito a 13º salario??

Comentário por Carlos

Eu estou estagiando, mais já completei minha carga horaria em outro estagio. Quero dar entrada no meu diploma mais não posso pois ainda estou com vinculo de estagio.
Isso é uma lei federal ou é apenas uma norma interna do CEFET?

Comentário por Elias Costa

Ola, sou estagiario na mesma emprea ha 2 anos, meu contrato vence no proximo dia 10 de dezembro.
Como meu contrato é de 2 anos atras, ainda vale pela antiga lei do estagio. Queria saber se tenho direito a 13º salario e a PLR ?

Obrigado

Comentário por RAFAEL

ola! sou estagiaria a mais de um ano e meu contrato foi asinado alguns dias antes da nova lei do estagio entrar em vigos. Gostaria de saber se existe alguma forma para que eu possa ter direito a férias. o meu contrato vence em junho.
obrigada.

Comentário por mara

Gostaria de saber, se o estagiário tem direito de receber o 13º salário?

Comentário por Carolina

Ola bom dia.!me chamo Lorena …
Estou com um probleminha,faço estagio à 8 meses.Fui desligada do processo,queria saber se eu tenho direito ao decimo terceiro,ferias.??? preciso dessa resposta com urgencia.!GRATAAA

Comentário por Lorena dos santos pereira

Estagiário tem direito á 13º?

Comentário por Ghesielda

Estagiário tem que trabalhar no feriado?

Comentário por Lubna

OLÁ BOA TARDE! NA VERDADE NÃO VOU FAZER NUNHUM COMENTÁRIO E SIM UMA PERGUNTA.
TENHO UMA CARGA HORÁRIA DE 6 HORAS DIÁRIAS, GOSTARIA DE SABER SE O VALOR DA BOLSA PODE SER EM RELAÇÃO ÀS HORAS PODE SER INFERIOR A UM SALÁRIO (465,00)? MUITO OBRIGADO!

Comentário por Diego Martins Costa Silva

Estagiário tem direito á 13º?

Comentário por jorgr pires

Eu trabalhei 6 meses como estagiario, meu contrato venceu e não vão renovar. Gostaria de saber se eu tenho direito a receber porcetagem de ferias.
Obrigado.

Comentário por Victor

Acabei a minha Faculdade e gostaria de saber se poderei continuar no meu serviço ou se o contrato é rescindido pelo fato de ter terminada a minha escola? E se terei direito de receber as férias proporcionais ao tempo de serviço?

Comentário por Mônica de Lima Comunali

Meu filho de 16 anos esta num estagio desde abril/09 e foi desligado agora em dez. quais os proventos que ele tem a receber pela lei sendo que a empresa so paga metade do minimo mais parte do vale transp.,obrigado

Comentário por juarez lima carneiro

Fui contratada antes da lei que o estagiario tem direito a ferias e gostaria de saber se mesmo assim tenho direito a ferias ja tenho 1 ano e 5 meses de estagio

Comentário por Bruna

Gostaria de saber se cada vez que o salario minimo aumentar o estágio terá aumento na bolsa de estudos paga pela empresa?

Comentário por Hyggo

Estagiário tem direito á 13º?
Gostaria de saber se cada vez que o salario minimo aumentar o estágio terá aumento na bolsa de estudos paga pela empresa?
Quando a empresa entra em recesso é descontado do estagiario os dias não trabalhados?
No caso de doença e descontado os dias de falta do estagiario mesmo ele tendo atestado médico?

Comentário por Isa

Comecei a trabalhar em uma escola dia 26/01/09, porem o meu contrato so foi feito +- no mês03/09, trabalhei nesta escola ate dia 18/12/09,gostaria de saber se tenho direito a receber o fundo de garantia e se teria direito a receber férias proporcional ao período trabalhado.
Obrigada

Comentário por Aline

fui estagiaria durante um ano e dois messes sai mas não reebi nada o que devo fazer

Comentário por lelia denita da silva

Com o aumento do salario minimo o salario do estagiario tambem aumenta…

Comentário por shaiane

MEU CONTRATO FOI DE 5 MESES, GOSTARIA DE SABER SE TENHO DIREITO A FÉRIAS MESMO QUE ELE NÃO SEJA RENOVADO.E SE A EMPRESA RENOVAR TENHO DIREITO A A FÉRIAS PROPORCIONAIS MESMO ASSIM REFERENTE E ESTE PERIODO?
AGRADECIDA.

Comentário por GIRLAINE DE MORAIS

Olá,
Estou no ultimo semestre e estagiando sem contrato. Porém, em nada se caracteriza como estágio… Trabalho mais de 8h por dia, ninguém supervisiona meu trabalho e não tenho contrato.
Depois de 6 exaustivos meses tendo que fazer milagres pq o chefe não me dá condição de trabalho, quero sair.
Mas sei que meu chefe não vai querer me pagar as férias proporcionais. E eu, tbm não aguento mais olhar para a cara dele e não gostaria de cumprir aviso prévio….
A dúvida é: tenho direito às férias proporcionais se não cumprir aviso prévio?
Se eu tiver que apelar pra justiça e eles entenderem que não se trata de estágio, ele tem que me dar tudo que eu teria direito se estivesse efetivada e eu me daria mal por não ter cumprido o aviso prévio?
Aguardo resposta!
Grata,
Renata

Comentário por Renata

Olá,gostaria de saber se estagiário é obrigado a trabalhar nos fins de semana e feriados?E se ele deve ganhar hora extra por isso?
Obrigada.

Comentário por Lyne

Por favor me responda a seguinte pergunta:
Quando temos o direito de receber o auxilio transporte.
Trabalhamos em Janeiro e recebemos ele em Fevereiro ou anos. No caso pagamos para trabalhar?

Comentário por Eliane

O estagiário tem direito de não trabalhar no dia em que fizer o alistamento militar?

Comentário por Joanira Rezende de Carvalho

O estagiario tem direito a dar atestado e receber por esses dias de atestado?
Sou estagiaria deficiente , tenho direito de receber auxilio transporte?
janeiro 26,2010

Comentário por Izadora Gonçalves Benicio

Entrei antes da nova lei do estagiario lei6.494 e agora ja tem a lei nova q da direito a ferias. Iam me contratar so que eu nao pude ser contratada por que quiseram me dar ferias, só que eu faço parte da lei antiga no meu contrato e eu quero trabalhar como empregada profissional da empresa, teria como??? Eu ja sou profissional e eles querem me dar ferias como estagiaria, estou desesperadaaaaaaaaaaaaaa
me ajudem
Rosane

Comentário por Rosane

ola gostaria de saber q qdo aumenta o salario minimo o estagiario tem direito a aumento

Comentário por vanusa

Estou “estagiando” completamente fora da lei. Não tenho contrato, trabalho muito mais de 6h diárias e ninguém supervisiona o que eu faço.
Porém a empresa é confusa e por conta disso, os outros “estagiários” saíram e ficou só meu chefe e eu, que quero sair também!
Se eu sair sem dar aviso prévio, eu perco o direito às férias remuneradas proporcionais?
Eu sei que por ser tudo na base da informalidade e estar completamente fora da lei, formou-se uma relação de trabalho, um vinculo empregatício e desta maneira, eu teria direito a muito mais coisas como todo trabalhador. Porém, como o acordo verbal foi de estágio, eu quero manter a minha palavra, sendo a unica intensão não perder o meu direito às férias.
Aguardo resposta!
Obrigada!

Comentário por Renata

Bom dia,

Faço estagio numa empresa de construcão a 1 ano e 7 meses, sendo que 1 ano e 4 meses regida pela lei antiga e os tres meses restantes na lei nova. A nova lei esclarece que um estagiário não pode levar mais de dois anos na mesma empresa, e o meu contrato de dois ano vence em unho de 2010.
A dúvida é: A empresa tem interresse em me levar para outra abra, ela irá poderá fazer isso, com outra empresa intermediadora de estágio e consciderar o prazo de dois anos apartir dos atuais três meses que estou pela nova lei, ou a partir de junho não poderei mais continuar na empresa?
Sei que não tem condições de sair de férias agora na empresa, quando o contrato for quebrado poderei receber em valor as férias não gozadas?
Desde já agradeço!

Comentário por Jéssica

olá!!
estou estagiando em uma empresa a 04 meses,recentemente recebir uma outra proposta de estagio,preciso saber se na lei tem algo que impeça um estagiario estagiar em duas empresas diferentes ao mesmo tempo,isso é possivel?

Comentário por jaqueline

Ola, estou com uma duvida, se for quebrado o contrato do estagiario pela empresa o estagiario recebera alguma coisa, tipo se eu entrei na empresa fiz as tarefas tudo certo mas a empresa estava falindo e ela me despede no 4º mes de estagio, o que ira acontecer eu irei receber os meses que faltam para terminar o meu contrato ou não receberei nada.?
obrigado pela atenção.

Comentário por FERNANNDO OLIVEIRA

Bom Dia!
Sou estagiária a 1 ano e 11 meses numa empresa, e agora estou me formando em março. Gostaria de saber se terei direito a alguma coisa no término do contrato ,pois não tocaram no assunto na empresa. Obrigada..
Obrigada!

Comentário por Priscila

gostaria se estagairios e obrigado a trabalhar dos finais de semana e feriados?

Comentário por micaela

olá gostaria de saber se o estagiário pode recusar-se a “trabalhar” em feriados?
Caso trabalhe em feriados, ele deve receber 100% do valor como extra…..
Sou estudante de pedagogia e na brinuqedoteca que eu trabalho, aos domingos e feriados fico sozinha cuidando da mesma, sem acompanhamento da responsável, que CLARO! está de folga! Posso recusar-me a ficar no local?

Comentário por juliana

Oi, boa noite!
Gostaria de saber se os 30 dias de ferias devem ser tirados dentro do período do contrato ou são 12 meses trabalhados + 1 mes de ferias?
Completo 1 ano na empresa em que eu trabalho no dia 02/04 e não tenho interesse de renovar o contrato, gostaria de saber quando devo comunicar a empresa e tirar as ferias que tenho direito e mais uma pergunta, eles podem me mandar embora depois de 1 ano na empresa sem eu receber as ferias remuneradas?
Grata!

Comentário por bruna

Oi, boa noite!!!
Eu não tenho mais matéria teórica na faculdade, agora é só o estágio curricular, que no caso é de seis horas diárias. Eu poderia fazer também um estágio extra curricular de seis horas diárias ou só posso realizar um?

Comentário por fernanda

Boa tarde!
Fui estagiária a quase 1 ano e meio numa empresa, e por sua vez ele me concederam o direito das férias quando completei 1 ano. Gostaria de saber se terei direito a férias proporcionais referente ao 6 meses posteriores?
Obrigada!

Comentário por Camila

Mudei de o contrato que do meu estagio era de curso tecnico e mudei para um contrato novo de ensino superior na mesma empresa. ja tenho mais de um ano de empres não, foi feito um termo de resisão para mudar o contrato não me pagaram as ferias e nem tive recesso de um mês.tenho direito de receber a recisão do contrato antigo?

Comentário por Carla

Em caso de acidente no percurço do trabalho, ida ou volta, o estagiário tem algum direito.

Comentário por Leandro Marinho Perira

oi, faço estagio obrigatorio( curso superior) em 3 locais diferentes durante a semana. Porém de manha trabalho 4horas e de tarde em outro local(imposto tambem pela faculdade) trabalho mais 4 horas. Gostaria de saber se estas 6horas que a lei permite para o estagiario vale para cada local ou para o dia. Porque neste caso, faço 8horas de estagio por dia, sendo 4hrs separadas em 2 locais diferente porém impostos pela faculdade.
Gostaria de saber se posso argumentar que independente de quantos locais me mandarem por dia, eu devo ter apenas 6horas no total! Poque me disseram que são 6hrs por local, então se me orbigarem trabalhar 6hrs em cada um eu poderia até totalizar 12hrs em um dia.
Aguardo esta resposta o mais rapido possivel, desde já muito obrigada pela atenção.

Comentário por bruna

Bom Dia,
Gostaria de saber se com a Nova Lei o estudante pode realizar dois estágios ao mesmo tempo em locais diferentes, cada estágio teria no máximo 6 horas ( cada um ) mas juntando os dois passaria das 6 horas permitidas na Lei, estas horas são por estágio ou por dia?

Desde já agradeço a atenção…

Comentário por Renata

Olá,
a empresa tem o direito descontar algum valor referente ao vale transporte e vale refeição na bolsa de estágio?

Comentário por Rachel

ola fazia estagio a 4mêses e 28 dias e a empresa a onde eu estava fecho e foi transferida de cidade, eu tenho algum direito?

Comentário por amanda

Olá, minha duvida é saber se no salário de um estágiario é pago tambem os finais de semana ou so as 30 hs semanais, e qual o valor mínimo de um salário para quem vai fazer estagio em direito?

Comentário por caroline

Se encerrar minhas atividades com a empresa onde estou estagiando, gostaria de saber se tenho direito a férias proporcionais.

Há algum paragráfo / lei que fale especificamente isto, pois tenho certeza que a empresa se negará a pagar.

Comentário por Daniela

meu contrato vai ser acaba em outubro e meus chefes provavelmente vão renovar…estou gravida e meu bebê é para dezembro, gostaria de saber se estagiario tem direito a licença maternidade? e se tem de quanto tempo..

Comentário por Mariana

Gostaria de saber quando a falta por motivo de saúde e apresentado o atestado médico, pode descontar o dia no salário ou fazer trabalhar outro horário para compensar a falta

Comentário por Roseli

oi
boa tarde
eu estagiei numa escola, faço adm numa faculdade, antes da mina rescisão de contrarto me desligaram.
eu começei no estágio no 5/05/2009 e terminei no dia 20/05/2009. gostaria de saber se tenho o direito de receber o valor referente as ferias(bolsa-auxílio)
obrigada
marcia

Comentário por marcia

oi
boa tarde
eu estagiei numa escola, faço adm numa faculdade, antes da minha rescisão de contrato me desligaram.
eu começei no estágio no dia 5/05/2009 e terminei no dia 20/05/2009. gostaria de saber se tenho o direito de receber o valor referente as ferias(bolsa-auxílio)
obrigada
marcia

Comentário por marcia

Bom dia

Temos um funcionário (Office-Boy) que esta cursando Educação Física em uma faculdade aqui de Araguaína, e o mesmo apresentou uma Declaração da Faculdade solicitando a liberação do mesmo para Estagiar em uma Escola por 1 semana.
A pergunta é; Este estagio tem que ser remunerado pela empresa ou não? Podemos descontar os dias como FALTA?

Grato

Comentário por Camilo Cunha

Passei um ano no estagio, pedi pra sair completando o ano, tenho direito a receber o pagamento das minhas ferias na recisao do contrato?

Comentário por Manoel

Olá
Sou estagiaria a 11 meses e gostaria de saber se eu sair da empresa receberei o proporcional das ferias?
Obrigadaa

Comentário por Jéssica Gonçalves

Estou no primeiro semestre da ufrgs e pretendo estagiar, estou com uma vaga prevista para semana que vem. Posso começãr agora?

Comentário por Ingrid

Olá. No dia 24 de maio fará um ano que estou estagiando. Eu já tirei 15 dias e agora ele querem que eu tire mais 15 dias antes de fechar um ano. Após o dia 24 de maio (no caso de ficar mais 2 anos no estágio), eu terei direito de tirar mais algum dia de férias, ja que eu gastarei os 30 dias no 1º ano de estágio?

Comentário por Kamila

No dia 24 de maio fará um ano que estou estagiando. Eu já tirei 15 dias e agora ele querem que eu tire mais 15 dias antes de fechar um ano. Após o dia 24 de maio (no caso de ficar mais 2 anos no estágio), eu terei direito de tirar mais algum dia de férias, ja que eu gastarei os 30 dias no 1º ano de estágio?

Comentário por Kamila

Prezados senhores

Trabalho em uma empresa de Engenharia, gostaria de saber se a empresa pode estar pagando parte da minha faculdade? pois a empresa esta interessada o prblema é que ela não pode ficar na irregularidade né? ja tentei averiguar isso em nossa contabilidade mas eles estão um pouco desorientados. Sds
Elaine Pinheiro

Comentário por Elaine Pinheiro

oiii boa tarde !!!
eu gostaria de saber se um estudante do 3 colegial pode ter mais de uma estagio em lugares diferentes ?

Comentário por Ana Beatriz

minha filha trabalhou 6 meses numa empresa como estagiaria seu contrato nao sera renovado que direitos trabalhista ela tem.

Comentário por meire pezos

O estagiário precisa fazer exames médicos admissional, periódico e demissional

Comentário por CLAUDIA VASCONCELOS

preciso saber se na lei de estágios tem algo que impede um estagiario estagiar em duas empresas diferentes ao mesmo tempo,isso é possivel?

Comentário por anelise

olá, bom eu fui dispensada do estagio 10/03/2010, e até hoje não me pagaram o que eu tenho direito por esses 8 dias trabalhados o que posso fazer nesta situação?
Obrigada boa tarde

Comentário por Kelly

Trabalhei na prefeitura como estagiária por 2 anos -fazia tecnico em contabilidade e meu cargo era de secretaria depois que terminei meu curso entrei no curso de secretariado e voltei a trabalhar de novo na prefeitura como secretária , resolvi fazer a faculdade de contabilidade e continuei com o estagio de secretaria.
Agora vejo como fui usada e enganada pois este tempo não irá contar para minha aposentadoria.
Exste alguma lei que possa me amparar??

Comentário por Marize de Oliveira

Comecei um estágio em julho de 2009, e agora em julho de 2010 completo 1 ano, caso a empresa queira renovar meu contrato por mais 6 meses ou mais 1 ano, eu tenho direito a férias remuneradas já que eu recebo bolsa auxílio? E se eu tiver direito a férias, posso escolher ser em um período fora das férias?

Comentário por Vanessa Gomes

estou estagiando a 3 meses preciso saber quando sai a bolsa auxilío se quando é feito chega ou antes.

Comentário por geisa soares

Olá tenho 1 mês de estágio e em julho agora começam as férias na faculdade, eu sei que tem férias proporcionais e eu tenho direito a recesso antes de um ano, como é isso de proporcional? Quantos dias eu tenho de recesso se trabalho a 1 mês na empresa e meu contrato é de 3 messes

Comentário por Bárbara

Estagiário tem direito á 13º?
Gostaria de saber se cada vez que o salario minimo aumentar o estágio terá aumento na bolsa de estudos paga pela empresa?
Quando a empresa entra em recesso é descontado do estagiario os dias não trabalhados?
No caso de doença e descontado os dias de falta do estagiario mesmo ele tendo atestado médico?

Comentário por Haron Mota

Levei a solicitaçao da escola municipal de me indicando para uma vaga de estagio no EJA do mesmo, ao chegar na sec de educaçao do
municipio, fui informada de que por estar cursando o 1° ano do normal médio meu pedido sera indeferido, perguntei porque e disseram simplesmente que nao posso estagiar, estando apta somente no 2° ano.
Expliquei que isso nao procede porque conheço varios estagiarios remunerados no mesmo curso e período que o meu. Gostaria que enviassem para o meu email alguma documentação explicando que posso sim estagiar, para que assim eu possa anexar na minha documentação. Grata desde já.

Comentário por priscila

Estagiario é obrigado a trabalhar no carnaval?

Comentário por Mariana

Bom dia, gostaria de saber se posso fazer 2 estágios ?? um na parte da manhã de 7:00 as 11:00 e outro de 13:00 as 17:00 horas, faço faculdade na parte da noite com inicio das aulas as 19:00 horas…. e preciso dessas bolsas.. tem como eu assinar algum termo de compromisso falando que eu quero e preciso desses estagios ??
grato fico no aguardo..

Comentário por Patrick da Motta

Boa Noite, sou estudante de pedagogia e trabalho em uma escola de Educação Infantil, vou me casar e gostaria de saber se tenho direito a alguns dias.

Obrigado!

Comentário por Bárbara Elen Medeiros Silva

Estou a dois anos em uma empresa como estagiária, gostaria de saber se tenho direito a férias já que meu estágio foi feito na lei antiga…

Obrigada

Comentário por Chyrlane

Faço estágio pela manhã numa empresa e, em decorrência de alguns feriados na quinta-feira, a sexta foi “enforcada”, sendo que os funcionários regulares da empresa terão que compensar essas sexta-feiras não trabalhadas.
A questão é: Na minha condição de estagiária do turno matutino somente (8 às 12), serei obrigada a compensar esta sexta-feira também?
E quanto as “folgas” nos turnos do jogo do Brasil na copa?
Grata!

Comentário por Lorena

Olá, meu nome é Fernanda, bem estou com um problema: semestre que vem terei que fazer o estágio curricular obrigatório pela minha faculdade, que são de 20 horas semanais, porém consegui outro estágio não-obrigatorio e remunerado que são de 30 horas semanais, assim estarei totalizando 50 horas semanais de estágio…..isto é possivel…desde já agradeço

Comentário por Fernanda

OLA,ja faz seis meses que faço estagio em uma escola, a dona da escola diz para os pais que não teremos ferias em julho. e em janeiro teremos só quinze dias.Ela alega que esses feriados prolongados são pontes, e que ira descontar das nossas ferias em janeiro.Gostaria de saber se isso é justo.E se ficarmos somente 15 dias em janeiro, se ela não tem que pagar o mês inteiro.

Comentário por Rosemeire do Carmo Alves Santos

meu estagio vai ate 12/2010 + a empresa vai me tira agora em agosto, a empresa me paga algua coisa ? Gostaria Muito de saber !

Obrigado !

Comentário por Raquel PE

VOU COMEÇAR MEU ESTÁGIO NA CIDADE DE LIMEIRA E MORO EM ARARAS..SÓ QUE ELES NÃO ESTÃO ME AJUDANDO COM O TRANSPORTE.
MEU SALARIO É DE 470,00.6 HORAS POR DIA.
ELES SÃO OBRIGADOS A ME AJUDAR COM TRANSPORTE?

Comentário por Ligia trevisa

O que incide sobre a contratação de estagiario? (Inss, fgts,…)

Comentário por Helvio Silva Cavaca

gostaria de saber se mesmo apresentando um atestado médico a empresa pode descontar ou pedir que reponha as horas perdidas.

Comentário por Gisleine

Quero saber se o estagiário deve ou não estagiar aos fins de semana?

Comentário por Tatiane

Ola tudo bem. Eu Roberio Batista estou estagiando ou seja me deram 90 dias de estagio, os 90 dias ja se passaram e não me falaram nada a respeito se fico na empresa ou não. Mais ae eu continuo indo para empresa e fazendo os serviços conforme me madam. Nesse caso que devo fazer?

Comentário por Roberio

quando termina o estagio o estagiario recebe alguma remuneraçao (recisão)de contrato obrigado obs estagiei 8 horas diarias mais os sabados e algumas noites como feriados e sem remuneraçao

Comentário por carlos

Olá, existe alguma restrição de estagiar em duas empresas diferentes? E quanto a carga horaria diária, trabalho pela manhã 4 horas e pela tarde 3 horas e meia, isso é possível dentro das leis de estágio não obrigatório regulamentada?

Comentário por July

Olá, entrei na empresa dia 17 de abril de 2009 como estagiária, fui contratada no início de março de 2010 como funcionária, porém tudo na informalidade. Quero saber se tenho direito a férias remuneradas, pq não tirei qdo ainda era estagiária.
Obrigada desde já.

Comentário por Jessica

GOSTARIA DE SABER QUAIS SÃO OS MEUS DIREITOS APÓS O TERMINO DO CONTRATO?

Comentário por Andrew s.f

OLÁ QUERO SABER SE AS FACULDADES PODEM ASSINAR DOIS CONTRATOS DE ESTAGIO SIMULTÂNEO POR EMPRESAS DIFERENTES OU SE A LEI DE ESTAGIO PROIBE? DESDE JÁ AGRADEÇO A COLABORAÇÃO.

Comentário por ANDRE LUIS

olá…fui estagiario de uma empresa publica por 4 meses,mas meu contrato era de 6 meses,ai como a empresa acabou o contrato com o agente de integração tive que sair com 4 meses, me prometeram que iriam renovar meu contrato de estagio assim que tivesse um agente de integração e por causa disso perdi varios outros estagios.Agora essa mesma empresa está com outro agente de integração e não estão querendo me contratar porque alegam que eu estou no ultimo periodo do curso tecnico.
isso cabe um processo na empresa?

Comentário por bruno

Olá!!! Estou fazendo estágio e já estou concluindo o 2º ano de estágio, sendo que no 1º ano de estágio tirei 30 dias de férias, e agora vieram me informar que não tenho direito a mais 30 dias pelo 2º ano, que são 30 dias de férias pelos dois anos de estágio, isso é verdade???

Comentário por Mariane

Olá estou estagiando a 10 meses e vou renovar o meu contrato dentro de 2 meses, mas descobri agora que estou gravida de 2 meses, eu posso renovar o meu contrato normalmente? sendo que vou continuar na faculdade.

Comentário por edileuza

Gostaria de saber sobre o que tem sido entendido como ” deverá ter acompanhamento efetivo pelo professor orientador da instituição de ensino e por supervisor da parte concedente”: o professor deve ter acompanhar por quanto tempo? Tem que ficar o tempo todo ao lado do aluno?…

Comentário por Celimara Teixeira de Almeida

OLÁ BOA TARDE
MEU CONTRATO DO ESTAGIO FOI DE 1 ANO SÓ QUE FUI CONTRADADA ANTES DE SE VENCER O PRAZO (9MESES) GOSTARIA DE SABER SE TENHO DIREITO A FERIAS PROPORCIONADAS REMUNERADAS. OBRIGADA

Comentário por JAQUELINE CLAUDIA

BOA tARDE,
qUERO SABER SE MEU PADRÃO PODE DESCONTAR AS HORAS QUE PRECISO FAZER ESTÁGIO.

Comentário por MARTHA

Bom Dia,
Gostaria de saber, se quando o estagiario falta por outros motivo,(sem ser doença e trabalho de aula) ele tem que paga horas a mais de serviço no outro dia??

Comentário por Iara

olá…

gostaria de saber se pode ser descontado de um estagiario final de semana quando falta na 2°feira?

obrigada.

Comentário por Celeste

Gostaria de saber se estagiario menor de idade pode trabalhar fora de seu local de trabalho se seu local de trabalho entrar em greve ?

Comentário por Ananda Carla

ola, comecei um estagio pela prefeitura a semna passada e ainda não assinei nenhum contrato! isso está certo? faço curso tecnico em administração! obrigada!

Comentário por b

Por favor me auxilie.
Sou funcinaria Publica municipal. Estou cursando Pedagogia e tenho uma carga horas para estágio supervisionado na Ed. infantil e Fundamental. Mas meu chefe está criando atrito para não me dispensar para o estágio. Quero saber se tenho direito garantido para fazer o estágio. Pq ela alega que se ela quiser ela pode nao me dispensar para o estágio, fazendo com que eu cubra as horas do meu estagio aos sabados e domingos. Quero saber se tem alguma Lei que protege o tralhador? Qual é essa lei? e se possivel se haver esta Lei que me envie pelo meu email.

Comentário por Fatima Fernandes

Olá …
gostaria de saber qual o prazo q tenho para conseguir um estágio apos a minha formação; pois fiz um curso técnico e ainda nao consegui um estágio,sendo assim com qto tempo eu perco o meu curso !!!
Desde já agredeço

Comentário por Cleideane

Fiz estagio por dois anos na prefeitura da minha cidade quando cursava pedagogia..agora vou iniciar letras. Posso estagiar na prefeitura de novo?…grata

Comentário por alessandra

Gostaria de saber se posso renovar meu contrato de estágio por mais 6 meses, sabendo que vou fazer 1 ano de estágio em novembro e termino a minha faculdade esse ano mas só me formo em julho de 2011.

Comentário por Valéria

Boa Tarde estou estagiando gostaria de sabr pois nao ficou claro na nova lei entrei no estagio em agosto gostaria de saber se tenho direito de 13° salario de ferias proporcionai em dezenbro se eu falatr por motivo de doença como proceder e se nessas 6 hoaras de trabalho tenho direito de intervalo ou vale alimentação.

Comentário por Michele Pacheco de Sousa

Olá,
sou universitária e faço estágio em uma grande instituição financeira há 06 meses, estou 15 dias afastada da empresa por motivos de doença e ainda fiz uma cirurgia que me deu atestado de 05 dias ..terei que fazer uma cirurgia na semana que vem. Se fosse pela CLT já deveria ter dado entrada no INSS, mas no meu caso , fiquei no prejuizo pois descontaram todos esses dias mesmo eu apresentando o atestado.desses 20 dias
Obrigada!

Comentário por Karoliny Alves Markowicz

Olá, perante a lei quem faz estágio tem que trabalhar aos finais de semana?
Grata!

Comentário por Andreza Pereira

Gostaria de saber se o estagiário tem direito a licença médica? Eu fiz uma cirurgia e estou com o atestado por 40 dias, neste caso ficarei sem receber até que eu volte a fazer o estágio? E o seguro de vida que o estagiarios tem direito pode ser acionando?

Comentário por Karyn

boa tarde,acabei de fazer 1 ano na empresa onde trabalho, e a minha duvida e se eles me registrarem se ainda tenho direito as ferias que e dado a estagiario após 1 ano,que seria 30 dias e a remuneração do salario sem 1/3,obrigado e fico no aguardo.

Comentário por Alex costa

boa tarde,acabei de fazer 1 ano na empresa onde trabalho, e a minha duvida e se eles me registrarem se ainda tenho direito as ferias que e dado a estagiario após 1 ano,que seria 30 dias e a remuneração do salario sem 1/3,obrigado e fico no aguardo.meu email e alexsscosta@bol.com.br

Comentário por Alex costa

Em quanto tempo o estágiario pode tira férias e qual a duração?

Comentário por willian

Estagiário pode tirar férias com 3 meses de estágio? Quantos dias daria neste caso?

Comentário por Joao

Estou trabalhando em uma empresa ha 8 meses,gostaria de saber se eu pedir pra sair eu recebo alguma coisa?pois sou estágiaria!Obrigada

Comentário por Anonimo

Oi!! Sou estagiária a um pouco mais de 1 ano e meio. Agora em dezembro vou ganhar minhas férias. O que eu gostaria de saber, é se quando eu voltar de férias, se por ventura, eu pedir a conta, eu terei que pagar os 30 dias de férias que a empresa me deu?

Comentário por vanessa

Sou Estagiaria e estou gravida e trabalho com contrato já estou aqui na empresa a 1 ano.renovei meu contrato ja tem uns 3 meses,ele acaba em março quanto eu estiver quase ganhando meu bebe,então vou ter que parar antes de acabar o contrato.a empresa tem que me pagar ate o final do contrato,mesmo eu não estando trabalhando?

Comentário por cintia Morato

Boa tarde!
Sou licenciada em letras e no ano de 2005 cursei a complementação pedagogia para supervisão e administração escolar. Passei em todas as materias faltou fazer o estáfio de 600hs. Por conta de problemas de saude tive que me afastar durante 60 dias e só fui procurar a faculdade este ano para fazer o estágio. Lá, fui informada de que os dois anos que fiz não valem mais nada pois a grade do curso mudou (mas o que faltou foi o estágio Caraka! Fiqui muito chateada…paguei 2 anos de curso)Procurei na Cartilha da Lei do Estágio por alguma lei que falasse sobre o tempo máximo para se cumprir um estágio e não encontrei nada.
Me ajudem com essa informação por favor. Eu sei que falhei na demora, mas não quero ter de fazer o mesmo curso duas vezes :(
Desde já agradeço
Luana ;) !

Comentário por Luana

Ola!
Sou estagiário do Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo. Mais ou menos uma semana atras o sintema de trasporte público(ônibus) entrou em greve e fiquei impossibilitado de ir nao so para o estágio como para faculdade que adiou provas e trabalhos. Gostaria de saber se estagiários, por lei, tem que compensar os dias não trabalhados devido a greve de ônibus?
Obrigado.

Comentário por Luis

Sou funcionária de uma empresa e universitária. Para o próximo ano, deverei estagiar na Universidade em um dia da semana (estágio obrigatório) que coincide com meu horário de trabalho. Tenho algum direito a um bônus-hora do meu patrão ou coisa que o valha? Ou isso é acertado num acordo, e deverei pagar as horas em que estiver ausente da empresa para fazer meu estágio obrigatório?

Obrigada, Vera.

Comentário por vera aparecida galha

Boa noite, eu sou estagiaria do INSS trabalho no segundo andar do predio e lá não existe elevador. Recentemente eu quebrei o pé e fiquei com ele enjessado por 15 dias e agora querem descontar do meu salario esses dias que faltei mesmo eu estando de atestado medico durante esses dias! Como eu iria trabalhar no segundo andar com o pé quebrado. Isso que eles querem fazer é legal?
Aguardo resposta! Obrigada!

Comentário por Marianna Aguiar

Estagiário recebe pelo final de semana?

Comentário por nicolas

Oi, comecei a trabalhar em 11 de novembro/2010. O recesso da empresa será de 20 de dezembro a 6 de janeiro, mas durante o recesso terá rodízio de funcionários. Sou obrigada a participar desse rodízio ou posso tirar férias, já que estou de férias da faculdade?

Comentário por Aghatta

FAÇO 1 ANO DE ESTAGIO DIA 27 DE JANEIRO!ELES ALEGAM QUE TEREI DIREITO AS FERIAS SÓ EM JULHO DE 2011!ELES PODEM ME DAR METADE AGORA E A OUTRA SÓ EM JULHO?ELES ALEGAM QUE AS FERIAS TEM QUE COINCIDIR COM AS FERIAS ESCOLARES,É VERDADE?

Comentário por ana carolina

Faço técnico de segurança do trabalho, porém ñ tive oportunidade de estagiar ainda, Faltam apenas 3 meses pra eu concluir o curso. Gostaria de saber se ainda posso estagiar. Existe mesmo uma lei que diz que só é permitido estagiar em quanto estiver cusando ???

Comentário por Sara

gostaria de saber fis o curso de radiologia ja tem dois anos mais ainda não fis o estagio no caso eu perdi o cuso ou ainda da tenpo.

Comentário por sergio vinicius

Trabalhei em uma empresa com estagiaria após 2 anos, fui contratada, mas tirei somente férias 1 vez. Tenho direito a férias no segundo ano?mas agora sou contratada. A empresa de estagio tem que me ressarcir???Obrigada

Comentário por cristiana azevedo

Boa Tarde,

Sou estagiária em São Paulo, dia 25 de janeiro tem o feriado do aniversário de São Paulo e disseram que todos os estagiários do meu setor teriam que vir trabalhar pelo fato de ser feriado municipal e por que a gente atende o Brasil inteiro, eles não vão pagar hora extra e nem guardar essas horas em banco de horas, vai ser um dia de trabalho normal. Gostaria de saber se isso está correto? se a gente não recebe nada por isso? se a gente é obrigado a vir trabalhar? se é mesmo um dia de serviço comum? e em relação a feriados nacionais se funciona da mesma forma.

Por gentileza me respondam o mais rápido possível.

Att
Priscila

Comentário por Priscila

Olá,
Terminei um contrato de estágio de 4 meses e como a lei permite férias proporcionais gostaria de saber se a empresa não é obrigada a me pagar em dinheiro esse proporcional de férias?

Att
Carlos

Comentário por CARLOS JEFFERSON

Boa noite!!
Faço estágio a 8 meses numa empresa, mas tenho que sair antes de completar o tempo de estágio, pois fui transferida para uma outra universidade. Gostaria de saber se tenho direito a receber as minhas férias proporcionais que eu tiraria e se tenho outros direitos.
Grata!!

Comentário por Hellen

Olá gostaria de saber qual o tempo mínimo de contrato de um estágio. O TCE poderia ser feito com 3 meses ou teria que fazer um contrato de 6 meses?Outra dúvida.O estagiário tem direito a transporte e bolsa auxílio?
Obrigado.

Comentário por Mariana

Boa noite!!
Faço estágio a 9 meses em um mercado, mas tenho que sair antes de completar o tempo de estágio, pois tenho que fazer uma dependencia no colegio a tarde.
Gostaria de saber se tenho direito a receber as minhas férias proporcionais que eu tiraria e se tenho outros direitos.
Grato!!

Comentário por Luan Gusmão

Informativo Jurídico DR. PAULO DA CUNHA
Reajuste de bolsa-auxílio a estagiário deve seguir índices do Quadro Geral de servidores públicos
ESTAGIÁRIOS DE ÓRGÃOS PÚBLICOS DO RS NÃO RECEBERAM REAJUSTES PREVISTOS EM LEI!
A bolsa-auxílio paga pela FDRH está sujeita a um reajuste segundo os índices de aumento do Quadro Geral dos Funcionários Públicos do Estado.
Tal previsão está contida no art. 9º do Decreto-RS nº 31.202, alterado pelo Decreto-RS nº 32.604/87.
51-30234290
http://www.paulodacunha.adv.br
(obs- prescrição aplicável: 05 anos!)

Comentário por DR,. PAULO DA CUNHA

Olá!
Sou estagiário de um município desde 19 de março de 2009, ou seja, depois da entrada em vigor da lei de estágio. Ocorre que o prefeito deste município baixou um Decreto em abril de 2010 regulamentando o estágio dentro deste ente. Acontece que a assessoria jurídica entende que, por causa deste decreto, o meu período aquisitivo de férias tem início da data de sua publicação e não da data em que comecei a trabalhar, apóes o início do vigor da Lei 11.788/08. Acredito que eu esteja contemplado pela lei de estágio, pois ela regulamenta o estágio em si e não a relação dos estagiários da União ou coisa do tipo. E que por este motivo o direito a férias já foi garantido com esta lei, sem a necessidade de regulamentação para que possa gozá-la. Neste caso, além de alegar que é a lei que me dá o direito às férias, posso alegar princípios como aplicação da lei mais benéfica, condição mais favorável, etc.? Muito obrigado a todos e um grande abraço.

Comentário por Victor José

Sou estagiario e estou afastado por conjutivite por 7 dias, estou com atestado medico porem o RH da minha empresa disse que não pagará os dias que estou afastado pois sou horista, esta correto a atitude desle?

Comentário por Felipe M Sepulveda

Sou estagiário e gostaria de sabe qual é o prazo que a empresa tem para pagar a bosa do estagiáio pois a minha empresa so pagar la pelo dia 15 de cada mês.

Comentário por marconde

Olá, boa tarde.
Gastaria de saber se o estagiário quando opta por não renovar o contrato, no caso por mais um ano, ele tem direito de receber alguma coisa, tipo um fundo de “garantia”?
Obrigada.
Viviane.

Comentário por Viviane

Olá, gostaria de saber se ainda tenho direito as ferías pelo meu perriodo de estagio, que foram de 8 meses. Quando fui cotratado nada me foi informado sobre o assunto. Já sou contratado a mais de um ano e meio, e ja tirei ferias como contratado.
Obrigado.

Comentário por Diogo Nascimento Alves

Se você ESTAGIÁRIO realizou estágio através da FDRH, você tem direito a receber o valor do reajuste da bolsa pelos índices de aumento concedidos pela Lei nº 11.467/00 e 11.678/01.

Fique ALERTA pois o prazo de PRESCRIÇÃO (prazo para ingressar com a ação) é de 5 anos (esse prazo sobre para 10 ANOS para quem estagiou antes de 13/01/2003.

A previsão LEGAL está contida no artigo 9º do Decreto-Lei (RS) nº 31.202, alterado pelo Decreto-Lei (RS) nº. 32.604/87.

Exerça seus DIREITOS!
PAULO DA CUNHA – OAB 43034
FONE – 51 – 30234290

Comentário por paulo da cunha - advogado

ola, faço estagio no programa delegacia legal, e o meu contrato diz q tenho q comprir uma carga horaria de 30 hora semanal de seg a sext, das 10:00 as 16:00 hora, mas ñ diz nada de feriado, se cair dia de semana sou obrigada a fazer…

Comentário por Danielle Soares

Trabalho em uma empresa, e vou começar o estagio fora dela, gostaria de saber se essas horas fora da empresa, eles podem descontar do meu pagamento.
Obrigada!

Comentário por josilaine

caso tu recebas POR HORA, certamente SIM.
Paulo

Comentário por DR,. PAULO DA CUNHA

Ola.

Comecei meu estagio Hoje dia 07/04 meu contrato e de 6 meses !
gostaria de saber se apartir desses 6 meses eles podem aumentar para 1 ano e etc . Estou atualmente cursando 2 ano ? e meu contrato estava previsto para começar hoje mais chegando na empresa eles mandaram eu deixar o contrato para eles assinar e mandou eu aguarda eles me liga quando a papelada tiver pronta isso me prejudicara ? nao começando no dia previsto ?

Comentário por Everaldo lucas

Comecei um curso e conseguir um estagio por 2anos terminei o estagio mais nao conseguir concluir o curso .comecei ocurso novamente sera q.posso estagiar de novo?

Comentário por deyse

sim.

Comentário por DR,. PAULO DA CUNHA

Olá gostaria de saber se iremos ter aumento de bolsa auxilio e vale transporte. sou estagiaria de normal medio e o valor de 293,oo esta muito defasado devido ao aumento de passagem, sálario e tudo mais, fica dificil estagiar o mes todo, será que o estagiario não merece comprar uma roupa ou sapato, como iremos nos apresentar nas escolas com roupas velhas?

Comentário por Josiane

Boa tarde, estagiei por quase dois anos em um orgão publico. Nesse tempo eu teria direito a dois recessos de 30 dias um por ano. Eu gozei somente de 30 dias de férias. Tenho direito de receber remuneração proporcional ao recesso que não foi utilizado?

Comentário por Mônica Carvalho da Silva

Gostaria de saber se estagiário tem direito a reajuste salárial, que ocorre todo ano na construção civil?

Comentário por Natália Penha Tiago

Olá,

sou estagiária à um mês e não me pagaram os dias 21 e 22 de abril que foram feriados,alegando que eu não trabalhei,isso é correto e aonde fala sobre isso para que eu possa mostrar a eles.

Agradeço desde já e aguardo resposta.

Comentário por Mellinda Mara Marques Moraes

estou formada e já tirei a oab… me ligaram de um escritorio de advocacia e querem me contratar como estagiária… isso pode? estagiário não tem que estar cursando a faculdade?
obrigada!

Comentário por ticiane

Ola, gostaria de saber se um estagiario que esta contratado em uma empresa (estagio remunerado), podera realizar fora do seu hoario de trabalho estagio obrigatorio na mesma empresa, porem em outro setor, de acordo com as necessidades de sua faculdade? Isso gera vinculo empregaticio?
Se ele realizar o estagio obrigatorio, nao podera cumprir seu horario de trabalho?
Aguardo um retorno.
Obrigada.

Comentário por Lu

terminei meu curso, mas fiquei pendente em uma materia onde vou fazer recuperação no proximo semestre, mas sem frequentar aulas, eu posso estagiar?
aguardo resposta

Comentário por monique

eu ja faço um estagio de 4 horas na parte da manha,gostaria de saber se posso fazer outro estagio de 4 horas na parte da tarde,ja que nao afetaria em nada minhas aulas,pois faço faculdade a noite.Aliás um estagiario pode estagiar remuneradamente em dois lugares?

Comentário por Bruno Espindola

Faço duas faculdades ao mesmo tempo, Eng. Química e Eng. Civil, e o meu contrato de estágio irá completar 2 anos agora em Julho. Gostaria de saber se posso propor um novo contrato de estágio na mesma empresa com o outro curso?

Comentário por João Damasceno

Faço um estágio no período matutino de 4 horas diárias, estou pensando em fazer um estágio de 4 horas no período da tarde também sendo os dois remunerados. Faço faculdade à noite então não vejo problemas quanto aos meus estudos, mais gostaria de saber se isso está dentro da lei. Obrigada.

Comentário por camila

faço estagio como pedagoga e não sei se nas ferias de julho, dezembro e janeiro tenho direito a receber meu salario normal.

Comentário por camila de paula costa

Oi fiz estágio pela prefeitura na área de educação por 2 anos enquanto cursava geografia, agora estou cursando administração eu posso fazer estágio pela prefeitura novamente mas na área administrativa?

Comentário por dani

sim, não há qualquer impedimento para isso.

Comentário por paulo da cunha

Olá! sou estudante do curso de pedagogia, estou indo para o 4° termo, e terei que começar a fazer estágio na educação infantil, e minha pergunta é: tenho o direito de receber salário por isso? existe alguma lei para isso? por que eu preciso disso para mostrar à secretária do curso, já que minha cidade não fornece concursos para estagiários.

se possível mandar as respostas pro meu e-mail: jeeh_melo@hotmail.com, o quanto antes melhor. Desde já um muito obrigada.

Comentário por Jéssica Melo

fiz curso técnico e estagiei em uma empresa por um período de 09 meses, depois de 02 meses entrei pra faculdade em um curso de nível superior e entrei novamente nessa mesma empresa para estagiar.
minha dúvida é o seguinte, com a lei 11788/08 diz que a duração do estágio é de 02 anos, esse prazo ele soma todo tempo que estagiei na empresa? independente se os cursos são diferentes e ainda houve essa interrupção de 02 meses?

Comentário por ana

Estou afastado pelo INSS com auxilio doença por causa de um problema específico na atividade desenvolvida, e o médico do trabalho me aconselhou a fazer outras coisas durante este período de afastamento. Posso estagiar numa outra empresa, com outa atividade que inclusive faço faculdade neste momento?

Comentário por Rodrigo

estou termenando o meu estágio como ser contratado na empresa.

Comentário por jorge

sou estagiaria de nivel superior e trabalho aos domingos e sabados isso é correto?

Comentário por brenda

Olá, sou estagiário de Educação Física em uma escola onde cumpro uma carga horário de 5 horas por dia. Gostaria de saber se é possível que eu estagie em uma outra empresa(uma academia) mais 4 horas, para poder completar o meu salário e ajudar nas despesas em casa?

Comentário por Diego Nunes

Ola bom dia, tudo bom?
Sou estagiária e tenho duas perguntas
1º: Nós estagiários podemos trabalhar nos feriados e fins de semana?
2º: Eu entro às 4horas da manhã, tenho direito a adicional noturno?
Grata desde já!

Comentário por B

sim;
sim.

Comentário por paulo da cunha

faço um curso técnico em enfermagem e os meus estágios obrigatórios começam nessa semana , mas a minha empresa não quer me liberar para fazer esse estágio, tem alguma lei que me ampare nisso? a empresa pode me proibir ou descontar do meu salário esses dias de estágio que eu não for trabalhar?

Comentário por valeska

Trabalho no setor operacional, surgiu uma vaga de estagio na área administrativa da qual estou formando. Posso estagiar sem perder meus vínculos empregatícios?

Comentário por fernando

POSSO FAZER DOIS ESTÁGIOS AO MESMO TEMPO?
NA PARTE DA MANHÃ UM DE 4 HORAS E APARTIR DO MEIO DIA UM DE 6 HORAS

OBRIGADO

Comentário por Vinicius

Bom dia. Tenho uma dúvida: eu trabalhei dois anos e tirei somente um mês de férias, meu contrato se encerrou e não tirei o meu segundo mês de férias referente ao segundo ano. Eu tenho o direito de receber o auxílio por um mês referente às férias que não tirei?

Comentário por Tasso

eu trabalho a 8 meses eu tenho direiro À férias e a 13 °

Comentário por henrique

Boa Tarde.
Tenho uma dúvida….
O estagiário pode faltar um dia de estágio por motivos escolares, como trabalho ou prova?

Comentário por Thyago Kessons

Quando o estagiario tem prova na escola ele nao pode faltar no estagio, mais levando a declaracao do colegio dizendo que tem prova ele tera o direto de trabalhar 4 horas saindo 2 horas antes para estudar.

Comentário por Grasiela da Cunha

o estagiario recebe a bolsa a pos ele ter trabalhado o mes todo?
ou so recebe depois do segundo mes.

Comentário por gabiel

Quero saber se tenho algum direito como estagiária, de sair mais cedo do estágio nos dias de prova na Faculdade?

Comentário por Débora

se seu estágio for do tipo obirigatório creio que, por bom senso, e, conforme o art. 1º, parágrafo 1º, da Lei do Estágio, deva ser concedida essa possibilidade.
PAULO DA DUNHA – ADVOGADO

Comentário por PAULO DA CUNHA - ADVOGADO - OAB/RS 43.034

já trabalho como auxiliar de departamento pessoal em uma empresa á 2 anos e estou cursando gestão de rh, será que sou obrigada a fazer estágio sendo que já trabalho na área, ou a empresa em que trabalho pode me colocar como estagiaria em vez de funcionária para ter um estágio

Comentário por carol

não vejo essa necessidade na medida em que tuas funções devem ser até superiores às que um estagiário desssa área faria.

Comentário por PAULO DA CUNHA - ADVOGADO - OAB/RS 43.034

Olá, faço o Curso de Recursos Humanos, meu curso e de dois anos, um curso de dois anos se estageia por dois anos também?

Comentário por Rafaela Paz

Pela regra da LEI DO ESTÁGIO o prazo máximo de duração do ESTÁGIO é de DOIS ANOS.
A opção pelo PERÍODO DE ESTÁGIO é do ESTAGIÁRIO, não podendo ser imposto período mínimo de dois anos; a não ser que tal estágio faça parte obrigatória da grade curricular do curso. Mesmo assim, consideraria questionável tal período, caso de fato seja assim tão longo.

Comentário por PAULO DA CUNHA - ADVOGADO - OAB/RS 43.034

ola sou estudante de um curso tecnico e trabalho a dois anos em uma empresa e precisso estagiar mais o gerente da empresa onde trabalho nao quer me libera ele dis que tenho que pedir demição pra poder estagiar existe alguma lei que permite eu estagiar sem perde o emprego ?

Comentário por edinei silva

se não houver incompatibiliade de horários pode-se efetuar estágio curricular e trabalho c/ vínculo de forma concomitante.

Comentário por PAULO DA CUNHA - ADVOGADO - OAB/RS 43.034

Bom dia!

Estou estagiando em um local e acabei de concluir o curso, o local onde realizo o estagio quer renovar meu contrato, porem a unidade onde estudei nao quer aceitar o contrato alegando que mina carga horaria é apenas de 160 horas. O que devo fazer?

Comentário por lidice angela da silva

Veja, a respeito, veja a regra da ‘LEI DO ESTÁGIO”:
- “Art. 2º- O estágio poderá ser obrigatório ou não-obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.
§ 1o Estágio obrigatório é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
§ 2o Estágio não-obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatório.
AINDA:
-”Art. 16. O termo de compromisso deverá ser firmado pelo estagiário ou com seu representante ou assistente legal e pelos representantes legais da parte concedente e da instituição de ensino, vedada a atuação dos agentes de integração a que se refere o art. 5o desta Lei como representante de qualquer das partes.”
Assim, CASO teu estágio no local tenha durado menos de dois anos, caso o prazo da ‘proposta de novo estágio’ seja inferior a tal período, somado c/ o prazo anteriormente estagiado, e, caso não haja incompatibilidade de horários e exista enquadramento no artigo 3º da Lei 11.788/08, não vejo óbices à realização do referido estágio.

Comentário por PAULO DA CUNHA - ADVOGADO - OAB/RS 43.034

Olá, estou estagiando e no meu contrato de estágio foi colocado como curricular obrigatório. Será que poderei renovar meu estágio?
Obg desde já.

Comentário por Izabele Silva

Oi eu faço um curso tecnico e o estagio faz parte da grade do curso,mais eu estou afastado da empresa e recebo auxilio-doença do inss,eu posso fazer estagio estando afastado do emprego,obrigado.

Comentário por André vitorino Teixeira

creio que o afastamento do labor com decorrente percepção de auxílio doença PRESSUPÕE a incapacidade laboral ! Temporária, ao menos…

Comentário por PAULO DA CUNHA - ADVOGADO - OAB/RS 43.034

Preciso fazer estagio mais não posso parar de trabalhar. quando comecei a fazer o curso, me disseram qe iria ter estagios no período noturno, mas nada disso aconteceu, alguns colegas ja desistiram. O que posso fazer nesse caso?

Comentário por Marinele

ola, estou a 6 meses estagiando em um mercado, e la eu passo da carga horaria obrigatória do estagiário, a empresa mim obriga a trabalhar dias de feriados e domingo, e com isso mim prejudica na escola, faço serviços de um profissional tipo, limpo o chão, limpo açougue, limpo ate os deposito. eu gostaria de saber se eu posso abrir um processo contra a empresa?

Comentário por emerson da cruz cunha

GOSTARIA DE SABER SE EU POSSO FAZER DOIS ESTAGIOS E SEO ESTAGIARIO RECEBE 13°?
OBRIGADO PELA ATENÇÃO

Comentário por Alexandro

caso não haja incompatibilidades de horário penso inexistir óbice à sua participação em dois estágios simultâneos.

Comentário por paulo da cunha

Gostaria de saber sou estudante do nivel medio e sou estagiario sem carteira assinada, ja tem 1 ano q trabalho nessa empresa eu tenho direito as ferias???
vlw ai gente

Comentário por Filipe

Lei 11.788
“LEI DO ESTÁGIO”
Art. 13. É assegurado ao estagiário, sempre que o estágio tenha duração igual ou superior a 1 (um) ano, período de recesso de 30 (trinta) dias, a ser gozado preferencialmente durante suas férias escolares.

Comentário por paulo da cunha

Olá, estou estagiando como professor de informática, e tive de trabalhar final de semana e feriado. Não me falaram nada de carteira ou algo assim, então sou obrigado a trabalhar mais que 30h/semanais? obrigado

Comentário por Eliézer

oie.sou estagiaria a 7 meses,e tive um problema de saude e peguei afastamento de 16 dias,queria saber se eles podem descontar os dias de afastamento como falta?

Comentário por lisandra

Gostaria de saber se há alguma restrição ao fato do universitário estagiar simultaneamente em dois lugares.

Obrigado.

Comentário por Jean Carlos

Boa tarde bem a minha não seria uma resposta e sim uma pergunta gostaria que vocês me ajudassem a eu passar no papel do meu estagio a faculdade, pois eu estagio na secretaria de saude no departamento de ouvidoria, claro que sei o que faça mas não estou conseguindo passar no papel, e gostaria de fazer uma coisa bem certa se puderem me ajudar ficarei grata, já sou uma pessoa madura com 53 anos fico um pouco ansiosa obrigada. Sandra.

Comentário por Sandra Porto

Ola gostaria de saber oque se faz quando um aluno usou o nome da sua empresa para justificar faltas e seu estagio para se formar??

Comentário por De

O estagiario é obrigado a trabalhar aos feriados ??

Comentário por Yasmin Lorenne

Boa tarde,

Estou em um estágio a mais de um ano e ainda não tirei minhas férias mas, surgiu uma oportunidade melhor para eu deixar a empresa. Eu tenho o direito de receber o valor dessas férias??

Obrigado!

Comentário por Rafael

Olá, boa noite gostaria de saber se estagiário tem que trabalhar nos feriados??!

Comentário por alisson

Boa tarde, trabalhei como estagiario durante 18 meses, porém não tirei minhas férias e fui efetivado.

Gostaria de saber se tenho ou não o direito de receber o valor referente as minhas férias, pois a empresa está afirmando que não tem que pagar as férias.

Obrigado!

Comentário por Marcelo

olá, estou estagiando em uma empresa, porem tive um acidente e tive que me afastar por 2 semanas com atestado medico, esses dias de atestado irei receber??

Comentário por Sibele

estou fazendo um estagio em um escritorio de engenharia ocorreu um dia eu estava pagando uma conta mais o cheque nao foi liberando e a conta teve multa e juros . a empresa pode descontar do meu pagamento os juros da conta e a multa ??

Comentário por jean dos santos

Gostaria de saber se o estagio remunerado, tem alguma lei que ampare o estagiario que precisa retirar-se para estudo, é preciso pagar por esses dias ausente do local? Ou tem o direito de sair quando tem as semanadas na faculdade?

Comentário por Lila Werf

sou pessoa juridica e quero contratar um tecnico em informatica para trabalhar duas vezes por semana, mimha pergunta é a seguinte.Quais as minhas obrigações de acordo com a lei ao contratar esse rapaz e que documentos eu tenho que emitir para que ele possa assimar.

Comentário por carolina

olá, termino a faculdade agora na área de educação, mas ainda faltam os estágios (no caso três semestres (três estágios)), gostaria de saber se posso fazer esses três estágios, um seguido do outro. Estou com medo de não dar pra fazer os três, pois na faculdade eles dão prazo para abrir e fechar os estágios. No caso eles não podem aumentar o prazo pra não ter que esperar outro semestre pra terminar?

Comentário por Patri

eu faço curso de inglês profissionalizante e queri asaber se posso procurar estagio em qualquer agencia de estagio ou se tem que ser a que o curso determina

Comentário por daiane fontoura

Olá, vai fazer 02 anos que sou estagiário concursado de um órgão público, e gozei das férias referentes apenas ao primeiro ano de estágio. Quero saber se agora que faltam poucos dias para o término do meu contrato, eu posso pedir o ressarcimento das férias que eu não gozei referentes ao meu segundo ano de estágio.
Desde já, obrigado!

Comentário por Luis Ernani Oliveira

Olá….gostaria muito de uma ajuda/orientação!!!!!
Sou estágiária em uma empresa desde Junho de 2011, agora no mes de outubro, fraturei o pé, e o medico me deu um atestado de 2 meses. Gostaria de saber se a empresa pode rescindir meu contrato a qualquer momento ou se eles tem que me pagar e aguardar eu voltar para fazê-lo, pois, estamos em dezembro e a mesma não entrou em contato comigo, há alguma lei que especifique isso, pois na lei do estagio, nada consta acerca da licença medica. Aguardo a resposta!!! Muito Obrigada!

Comentário por Natacha

sou radiologista pago 30 reais para estagiar,o prof: falou se nao pagar estou proib de estagiar.

Comentário por missilene

se o estagiario perde de ano , ele e obrigado a sair do estagio ?

Comentário por andre

Olá!
Gostaria de saber se o estagiário que está na empresa a 1 ano e 5 meses e não tirou féria, se ele tem direito a receber R$ pelas férias após a rescisão do contrato.

Grata.

Comentário por Franciele Maciel

olá!!
Tenho dúvidas eu fui reprovado em uma matéria onde contava nota do estágio 2 pontos, mas a minha preceptora do estágio só deu 2 das 6 aulas e eu não fui devido a trabalho e outro doença e eu fui reprovado,está certo e eu passei na parte teórica, sendo que a professora aprovou alunos que só foi 1 dia e ela não deu nem 50% do cruso, me ajude..

Comentário por michael

gostaria de saber se o estagiario tem direito a ferias e quanto ele ganha

Comentário por juliana cardoso

Boa tarde,

Gostaria de saber se a empresa é obrigada a dar as férias de trabalho no mesmo périodo de férias na faculdade.

Ariane.

Comentário por Ariane

há previsão expressa na lei do estágio.

Comentário por paulo da cunha - advocacia

Boa noite,

Faço estágio numa empresa desde novembro de 2010. Meu primeiro contrato foi de 7 meses de trabalho e para este, eu já tirei minhas férias de 18 dias. Meu contrato de estágio foi reprogramado para mais seis meses de trabalho, que acabam agora em 31 de dezembro de 2011, o que me daria mais 15 dias de férias, certo? Porém a empresa quer me efetivar no dia 2 de janeiro. Gostaria de saber se tenho direiro a receber pelas férias de 15 dias do estágio que não foram tiradas.

Comentário por Aline

Art. 13. É assegurado ao estagiário, sempre que o estágio tenha duração igual ou superior a 1 (um) ano, período de recesso de 30 (trinta) dias, a ser gozado preferencialmente durante suas férias escolares.

Comentário por paulo da cunha - advocacia

Gostaria de saber se nos dias de vestibular o estagiário tem licença.

Obrigada.

Comentário por Tamara

Boa tarde!

Fraturei o pé, ganhei 15 dias de atestado mas provavelmante ficarei mais tempo com o gesso,impossibilitada de trabalhar, queria saber como proceder? Teria algum outro direito a recorrer?
Em fevereiro vai fazer um ano que iniciei o estágio.

Comentário por Ana

olá, estou com um problema,
meu curso requer estágio obrigatorio e 300 créditos cursados, dos quais 14 são referentes ao estágio, para receber o diploma!
No meu caso já cursei 253 créditos, faltando apenas 33 para cursar e mais 14 do estágio…. a questão é que já consegui uma vaga de estágio, porém a universidade se nega a assinar pois meu coeficiente de rendimento é 1.99 quando o minimo é de 2.00!
gostaria de saber se há alguma lei a respeito do assunto, se realmente eles podem fazer isto!
obs: Terei terminado de cursar todas as disciplinas na metade do ano que vem, sendo o período obrigatorio de estágio para a conclusão igual a 6 meses!

grata

Comentário por Bruna

Olá
Faço estágio no hospital na qual terminar no dia 24 de janeiro de 2012 e arrumei outro nessas férias numa industria.Posso fazer os dois sendo realizado pelo mesmo orgão, ciee, iel?
Obrigada!!!!

Comentário por lucila

Por que vocês ñ respondi as perguntas

Comentário por naty

Srs.:
devido ao recesso do Poder Judiciário estaremos temporariamente suspendendo nosso acesso , bem como as respostas aos questionamentos dos srss estagiários.
Em breve retornaremos.
Att.,
Paulo da Cunha
Advocacia

Comentário por paulo da cunha - advocacia

oi, boa noite.

eu sou estagiário de um escritório de engenharia a sete meses e, as vezes não temos serviços para fazer e o meu chefe me dispensa, mesmo eu estando dísponível para trabalhar. esses dias que ele me dispensou, eu sou obrigado a compensar depois, ou só compenso se eu quiser ?

Comentário por Vagner Romero

ola , estou estagiando e uma emei há 8 meses, quero saber se tenho dirieto a férias nesse final de ano?

Comentário por Roslene Zago

Olá, gostaria de esclarecer uma dúvida…. Quando o salário mínimo é reajustado, a bolsa auxilio do estagiário também sofre um reajuste? No caso se o salário mínimo aumentar a bolsa- auxilio também aumenta?

Comentário por Mayane de Souza Tavares

Olá, trabalho no serviço público do estado por contrato com tempo determinado, posso estagiar para o estado ao mesmo tempo ? Quero arrumar um estágio de 4 horas no setor publico, e estou em dúvida pois já trabalho no serviço público.

Comentário por DIONI

devido ao recesso do poder judiciário nosso escritório estará c/ suas atividades externas suspensas desde 25/12/11 até 16/01/2012.
Atte.,
Paulo da Cunha & Equipe
Advocacia
51-30234290

Comentário por www.paulodacunha.adv.br

Fiz estágio por dois anos em uma empresa e agora fui contratada, quando fiz um ano de estágio recebi o recesso remunerado, gostaria de saber se tenho direito a mais um mês de recesso ou se perco o direito porque fui contratada.

Comentário por Vanessa

Devido ao recesso do Poder Judiciário estaremos com nossas atividades externas suspensas entre 20/12/11 até 16/01/2012.

Comentário por www.paulodacunha.adv.br

NO CURSO DE AUXILIAR DE ENFERMAGEM TENHO Q PAGAR 30,00 POR FALTA NO ESTAGIO ISSO É CORRETO?

Comentário por SAMANTHA

gostaria de saber se pode estagiar duas vezes por semana.?

Comentário por Tais

Quais os direitos de estagiários no magistério da ed.infantil?
Eles tem direito a 13º?
qual o tempo, que eles possam ter férias?
qual o valor da remuneração?
manda outros direitos também!
grata

Comentário por Michelle

Olá estou com uma duvida que acho que e a de muitos
bom sou estagiario do ensino medio
e ja fiz estagio em outros lugar no restaurante todo Carnaval e folga remunerada para estagiarios e funcionarios
e no mercado que estou agora percebo que vai funcionar quero saber se eu trabalhar carnaval irei ganhar extra de 100% pois tambem sou jovem aprendiz e na empresa carnaval e folga Desde ja Muito Obrigado

Comentário por Junior

Bom Dia
Trabalho em uma empresa e todo começo de ano eles aumentam o vale alimentação porém o meu que sou estagiaria não! Isto esta certo? Obrigada

Comentário por Valentim

Eu faço dois estágios e um deles é na Faculdade aonde eu estudo e eu peguei depêndencia em duas matérias ano passado, queria saber se eu perco os estágios por causa das minhas dependências.

Obrigado.

Comentário por Allison

faço tec. de enfermagem e gostaria de saber se posso fazer dois estagios ao mesmo tempo em instituições diferentes?? obrigado

Comentário por suelen

DESEJARIA SABER COMO PROCEDER TENHO UM ESTAGIO NA AREA DE ENGENHARIA CIVIL,CARGA HORARIA, VALOR A PAGAR, TUDO Q ELE TENHA DIREIRO

Comentário por edna santana

gostaria de saber se ao terminar o estagio ou seja apos os dois anos tenho direito a alguma remuneraçao?o que recebo da secretaria de educaçao uma vez que fico sem trabalho?é justo depois de tanto amor e dedicaçao sair sem nada nas mãos?

Comentário por edineuma barreto pereira

Oi,sou professora formada e fiz o magistério e gostaria de saber se uma escola particular pode me contratar e assinar minha carteira como estagiária ou auxiliar?

Comentário por Michelle

Eu trabalho de carteira assinada e preciso fazer estagio, eu posso fazer os dois em empresas diferentes?

Comentário por Cleber Borba

Olá estou estagiando a alguns meses em um orgao publico , no turno da tarde , gostaria de saber se eu posso fazer outro estagio pelo turno da manha

Comentário por Maria

Fiz um ano de estagio, depois fui contratado, dae passou o tempo tranquei a matricula, fiquei 2 anos e meio parado, e agora voltei, não posso mais estagiar por 2 anos?

Comentário por Fernando Sales

Gostaria de saber se dentro de um ano, o valor da bolsa do estágio é reajustado conforme o salário mínimo? Se a resposta for sim, é válida tanto para empresa pública quanto privada?

Comentário por virginia Marques G. Gomes

Olá Amigos!! eu sou funcionário municipal de uma escola em SC, faço faculdade de Serviço Social. Vocês podem me auxiliar, onde esta escrito na Lei de estagio, sobre a liberação do funcionário Para fazer estágio? e como ocorre?

Grato pela atenção.

Jessé João.

Comentário por Jessé João

Olá Amigos!! Pergunto!? o diretor (Escola Municipal), não quer me liberar para fazer estagio quem devo procurar? qual é o Art. da Lei que posso encontrar algo sobre o assunto?

Grato. Jessé João.

Comentário por Jessé João

estou cursando gestão financeira,primeiro periodo.
gostaria de saber com quanto tempo de curso eu já posso estagiar ??

Comentário por luciana luzia deschievone

minha filha sofreu um acidente fora da empresa onde faz estágio, saindo da escola ,queria saber se ela tem direito ao auxilio do inss e se estagiaria pode afastar pelo inss e se ela tem direito a salario

Comentário por Elis Rodrigues

Bom dia, eu gostaria de saber se posso fazer uma negociação de 5 horas para estágio.

Comentário por Camila.

sou estagiaria e vou sair da empresa pois o contrato já venceu não foi renovado , nem fui registrada e detalhe o contrato eu que tive que digitar, ou seja, não há escola intermediando. o que posso fazer?

Comentário por natalie santana de oliveira

olá gostaria de saber se posso estagiar em dois lugares em horários diferentes ???
se não o por que ???

Comentário por carla

OLA EU GOSTARIA DE SABER QUANTOS ANOS EU TENHO PARA FAZER UM ESTAGIO APOS TER CONCLUIDO UM CURSO TECNICO PERANTE A LEI…OBRIGADO

Comentário por SILVIO OLIVEIRA RESENDE

Gostaria de saber se posso estagiar em mais de um local . Espero por respostas

Comentário por Thaila

ola !!!
fiquei em Dp de estagio cumprir a materia, so nao consegui estagio sou obrigada a pagar Dp , pois nao consegui estagiore

Comentário por Regiane

Fiz uma curso técnico em secretariado e terminei a partir teórica em novembro/2010 quanto tempo tenho pra fazer estagio supervisionado.

Comentário por Eveline

o estagiario que faz 4 horas por dia tem direito de falta um dia da semana nao ir trabalhar e feriado nao pode trabalhar e sabado

Comentário por vanessa

Estagiei em uma empresa durante 1 ano e 6 meses ja sai faz 1 MÊS e 5 Dias e até agora não me pagaram minhas férias proporcionais . Sempre que ligo eles me dizem que estão esperando não sei quem assinar .
Qual o procedimento para eu exigr meus direitos segundo a lei?!

Comentário por thayna

ESTOU ESTAGIANDO EM UMA COMUNIDADE TERAPÊUTICA DE DEPENDENTES QUÍMICOS, PARA ME FORMAR EM SERVIÇO SOCIAL, SÓ QUE ESTOU BAIXADA PELO INSS, NO MEU TRABALHO QUE É UMA OUTRA EMPRESA. QUERO SABER SE ISSO NÃO INFLUENCIA EM MEU ESTAGIO? EU POSSO CONTINUAR MEU ESTAGIO?

Comentário por MARIA UNES BRANDÃO SILVEIRA

Estou estagiando em uma empresa de eventos, meu contrato é de seis meses e não pretendo renovar. O que acontece se eu terminar o estagio e não tirar as ferias de 15 dias que tenho direito? Teria direito de receber os dias trabalhados mais as ferias?

Comentário por Tamiris ruana

Eu gostaria de saber se eu posso fazer estagio em 2 lugares diferentes?
e se a minha faculdade assinaria esses dois contratos?

Comentário por Amanda Rodrigues Mello

estava estagiando em uma empresa de telecobrança, eles nos deram dois dias de folga na semana passada em função de troca de lugares na empresa, que ela iria se mudar e iriam nos avisar, quando cheguei na empresa na segunda feira, os donos tinham “limpado a sala” levando tudo inclusive coisas pessoais de colegas e fugiram na madrugada e não pagaram ninguém. quais são os meus direitos?
fui na agencia CGE quem conseguiu o estágio pra mim e só pedem para eu aguardar.

Comentário por maira

comecei o estagio de dois meses de rececao de hotel sera que tenho que trabalhar 8 horas por dia

Comentário por irene

Boa noite…. Tenho um contrato pelo qual me concedia 2 anos de duracao de estagio. No entanto, justificando “corte de gastos” a empresa rescindiu o contrato. Assim, tenho direito a algo, tendo em vista que meu contrato so venceria em outubro de 2012??? Obrigado…

Comentário por Gabriel

eu posso fazer faculdade e estagio ?

Comentário por luh

Olá , estou fazendo um curso profissionalizante apenas, pois ja conclui o ensino medio, fiz uma entrevista de emprego para estagio e passei, mais na hora de fazer o meu contrato eles disseram que nao podiam, devido ser um curso profissionalizante e nao um tecno, gostaria de saber se posso realmente fazer o estagio ou não, preciso dessa resposta para segunda 18/06/12, por favor alguém pode me ajudar.
lucas_rodrigues_a@yahoo.com.br, me enviem por e-mail por favor.

Comentário por Lucas

!!!! BOA NOITE !!!! EU ME FORMEI EM EM GESTÃO AMBIENTAL E SOU FUNCIONÁRIO PÚBLICO E NÃO TENHO TEMPO DE FAZER ESTÁGIO, MUITA GENTE DIZ QUE: ” FUNCIONÁRIO PÚBLICO NÃO PRECISA FAZER ESTÁGIO “, MAS ISTO É PREVISTO POR LEI ? SE SIM, QUAL É A LEI ? OBRIGADO SE ALGUÉM PUDER ME ESCLARECER.

Comentário por JOÃO CARLOS

Olá Thaila! Voçê pode fazer dois estágios em locais diferentes, se o estágio for em instituição federal, o outro deverá ser na prefeitura ou empresa privada e nunca em duas instituições do mesmo poder, como por exemplo: TJ e Universidade Federal, ou seja se o estágio for remunerado não pode. Agora se seu estágio for TJ e empresa privada, sim.

Comentário por virginia Marques G. Gomes

Olá João Carlos! Mesmo sendo funcionário público, voçê pode fazer estágio, só que não remunerado em instituição pública, se for instituição privada pode, até mesmo sendo remunerado. O certo é o Departamento de seu curso lhe informar a respeito de estágio, como ficaria no caso de alunos que trabalham o dia inteiro e não tem hora para pagar esta disciplina, que é estágio curicular.

Comentário por virginia Marques G. Gomes

gostaria de saber como proceder,, em relação a um problema do estagio, sai em fevereiro desse ano e ate hj 19 de julho não pagaram o meu salario de fevereiro, ou seja a remuneração q estava no contrato não foi pago, o q devo fazer, já fui atras da empresa só q ficam inventando coisas, q vão pagar, q tao sem dinheiro na data q disseram q iriam pagar, o q devo fazer?, entrar na justiça, posso pedir indenização? alem q eu estagiava dois turnos por dia, das 7:30 as 11:30 e depois das 13:230 as 17:30 de segunda a sexta, ou seja 40 horas semanais, as horas por semana ta certa? pq já me disseram q era muito e q não era legal. espero q alguém consiga me informar.

Comentário por Bruno Rafael

Olá Bruno! Estágio é por contrato, convênio firmado entre a instituição de ensino com a empresa, principalmente se for remunerado, e a carga horária de estágio é no máximo de seis horas e não oito horas, a qual voçê fazia.
Quando há quebra de contrato, entende-se por carteira assinada. Se eu fosse voçê procuraria seus direitos junto ao Tribunal de Justiça do Trabalho. Voçê tem direitos e está coberto de razão. Para tirar dúvidas quanto as horas destinada para estagiário, basta consultar a Lei do estagiária que dias tudo.

Comentário por virginia Marques G. Gomes

Bom dia! Estou com dúvidas quanto à uma situação. Espero que vocês possam me ajudar e tentar resolver o meu problema.
É o seguinte:
Sou estagiária em uma instituição de ensino , no setor da Biblioteca, desde o ano de 2010. No ano de 2010 estagiei de 29 de agosto à 02 de dezembro, e tive que rescindir meu contrato, por conta de um intercâmbio que realizei de dezembro à fevereiro de 2011. Entrei em contato com a universidade e eles disseram pra eu rescindir o contrato, que eles me contratariam novamente em fevereiro de 2011, assim que eu voltasse do intercâmbio.
Voltei do intercâmbio e fui ao setor de estágio da Universidade (Central de Talentos) e me contrataram em fevereiro de 2011. Estagiei de fevereiro de 2011 até dia 30 de novembro de 2011, sendo que nessa data, dispensaram todos os estagiários da instituição, alegando que a partir do ano de 2012, os estagiários seriam contratados pelo CIEE e não mais pela Central de Talentos.
Em fevereiro deste ano, 2012, entraram em contato comigo, pra me contratarem novamente na instituição. Aceitei! Fui contratada então pelo CIEE em fevereiro/2012. E quando o CIEE entrou em contato comigo para me contratar, eles me perguntaram quanto tempo eu já havia estagiado na instituição, para ver quando colocariam o vencimento do contrato, e eu expliquei essa situação.
Como estamos no mês de junho, e mês que vem (julho) é o período de férias escolares, fui atrás dos meus direitos, pois se for contar o primeiro e o segundo contrato, completei 1 ano de estágio na mesma instituição e não tive as férias. Mas, a instituição Coração está alegando que me pagaram as férias referentes à esse 1 ano já estagiado na empresa, e que eu não tenho direito a mais nada.
Fui então verificar se haviam descontado alguma diferença da mensalidade durante esse ano de 2012, e no mês de março eles descontaram R$200,00 e me falaram que é referente à essas férias. Mas, a bolsa que eu recebia era de R$300,00, então, eles estão me devendo ainda R$100,00.
Como estou estagiando na mesma empresa, no mesmo setor, e o CIEE contratou esse ano de 2012 como continuação do que eu já havia estagiado, eu não teria direito à um mês de recesso em casa ?
É essa a minha dúvida, estou brigando com a universidade, pois as férias de estagiários são remuneradas, e no meu caso, eles só me remuneraram e não me deram o recesso em casa. E como estou na mesma instituição, no mesmo setor, creio que eu tenho direito à essa descanso, mesmo que eles não queiram me pagar o mês de julho.
Gostaria de saber qual a posição de vocês perante o meu caso.
Atenciosamente, Ludmila

Comentário por Ludmila

eu já fiz um ano no meu estágio e foi prolongado por mais um ano até fevereiro de 2013. Tirei 15 dias de férias agora em 2012, falta mais 15. Minha dúvida é se eu posso estar pegando 15 dias das minhas férias do ano que vem depois q o meu contrato vencer e juntar com mais os 15 desse ano que faltam, para eu conseguir pegar um mes.

Comentário por Pâmella

Bom dia meu node é Douglas, eu fui reprovado na escola, eu serei desligado do programa?

Comentário por douglas

Não concordo com esta cartilha, pois quem faz universidade federal tem o direito sim de estagiar em dois lugares ao mesmo tempo, e nossos estudos não ficam comprometidos com isso, pois vai de cada um saber montar sua grade currícular e saber conciliar o tempo! Isso é uma questão de necessidade, já que há muitos estágios que pagam uma porcaria! E aqui no nosso país ainda diz que temos livre opção de escolha! Brasil, um país de POUCOS!

Comentário por Débora

eu fiz um estagio como estudante de letras em dois anos, fazendo um nova graduacao posso estagiar de novo?

Comentário por renata

Bom dia, estou com um problema e gostaria que se pussível me ajudassem. Comecei um estagio em setembro de 2011 que durou até abril de 2012. A empresa não me entregou o contrato de estagio para que eu pudesse entregar na minha faculdade. Fiquei todo este período trabalhando sem contrato, quando fui na faculdade tentar entregar o contrato de estagio não tinham aceitado, porque o prazo de entrega do contrato é de 30 dias. Tenho como comprovar o estagio porque minha carteira de trabalho foi assinada e tenho as copias de todas as folhas de ponto e de folha de pagamento…O que eu faço? A empresa havia me falado que entregariam toda a documentação necessária na faculdade e não entregou… Perdi todas as horas de estagio… Tenho algum direito? O que eu faço? Obrigada.

Comentário por Gabriela

Gostaria de tirar uma duvida. Fui contratada em uma instituição, estagiaria de serviço social e a supervisora quer que eu faça atividade que nao condiza minha função,mesmo sendo remunerado tenho obrigção de fazer, atividade de pegagogia. Poderiam me tirar a duvida.

Comentário por Ana

Boa tarde.
Gostaria de saber se é possível um estudante de ensino superior estagiar em dois estágios de 4 horas, em empresas diferentes. Por exemplo, um pela manhã, de 8 às 12 horas, e outro pela tarde, de 13 às 17 horas. É possível?

Desde já, obrigada.

Comentário por Gabi

Bom Dia,

Tenho uma dúvida uma pessoa que faz 2 cursos pode fazer o estagio de 2 anos em cada curso?

Comentário por Aécio

Meu estagio é de 1 ano e vai ser renovado eu tenho que levar novamente o contrato na faculdade??

Comentário por luiz

Olá , e´possível estagiar em dois locais publicos com carga horaria de 20 horas cada um?

Obrigada

Ines

Comentário por Ines Jacyntho

Sou estudando do ultimo ano de fisioterapia, o estagio de fisioterapia ele ocorre no ultimo ano 7º e 8º semestre, so que não e renumerado. Eu teria que ter feito o estagio o ano passado so que eu não pude fazer pois tinha que sai do trabalho pois os estagios são no periodo da manha e da tarde cada semestre e em um periodo. Então pequei Dp do estagio de fisioterapia. Agora este ano já terminei o 8º semestre so que tenho a Dp do estagio para fazer , sendo assim a instituição me voltou para o 8º com as mesmas materias que eu já havia cursado no 8º so que com despensa, mas o valor que eu tenho que pagar e igual aos dos alunos que estão realmente no 8º , so que eu so faço o estagio pois já terminei. Conversei com a coordenadora mas ela disse que e assim mesmo , vou pagar um semestre igual aos outro devido a uma Dp de estagio. Eu achei que so fosse pagar o valor de um Dp, não a mensalidade toda. Foi ao Procon e eles não me ajudaram muito, disse que e assim mesmo. Ou eles não entederam que eu ja terminei eu estou fazendo duas vezes o 8º sendo que so tenha uma Dp de estagio para acabar a faculdade. Agora estou desempregada, pois tive que sai do emprego para fazer o estagio e pagando muito caro por uma materia quase R$700,00 para fazer a Dp do estagio. Não acho certo já paguei 4 anos e agora achei que ia pagar pouco so a Dp e eles me vem com esse. Espero que vcs entendam o que quiz dizer e possam me dar uma orientação.
Obrigada. Evelyn.

Comentário por evelyn

Os e-mails sao feitos para serem correspondidos! Como nao vejo resposta pelo blogdasae, acho o este site esta parado no tempo ou nao tem mais funcionalidade!

Comentário por Jean

Gostaria de saber se ficar afastado com atestado , vou receber normalmente minha bolsa , ou será descontado

Comentário por edson

Olá Gabi!
Sim, desde que, as duas instituições não sejam federais ou estaduais.
Voçê pode fazer um estadual e outro privado ou um federal e outro estadual.

Comentário por virginia Marques G. Gomes

sim, desde que o horário seja compatível e não influencie nos horários das aulas.

Comentário por Dr. Paulo Cunha

sou estagiario 1 ano e 5 meses,gostaria de saber se quando acabar meu contrato eu terei direito de receber alguma coisa
!!!!!!!!!

Comentário por mateu azevedo

Olá Mateu!
Não. Voçê só recebe o valor da bolsa estágio no prazo determinado em contrato, após este prazo, não tem direito a receber nada.

Comentário por virginia Marques G. Gomes

Oi, quero saber se em feriado prolongado pela empresa contratante, se o estagiário é obrigado a compensar as horas de trabalho do dia que não é feriado mas em que a empresa não trabalhou?

Comentário por JORCELAINE CRISTINA CRUZ DE PAULA

Boa Tarde! Estagiei por 1 ano exatamente! Sai quando o contrato acabou, eu receberei em DINHEIRO minhas férias?

Comentário por Talita

quando posso iniciar meu estagio estou no 2°semestre ?

Comentário por priscila santos

Olá, sou estagiária e estudante universitária e gostaria de esclarecer uma dúvida. Eu participei de um Congresso da faculdade e por isso não pude ir trabalhar, agora o meu chefe quer que eu pague as horas que não trabalhei, as horas que estava no congresso, mesmo eu trazendo certificado e atestado de participação do congresso, eu tenho alguma lei ou direito que me proteja? ou isso é normal? meu estágio é de 20 horas semanais.
desde já muito grata !

Comentário por emilegomesamaral@gmail.com

Olá! Sou estagiária e estudante da UFRGS. Precisei fazer uma cirurgia de emergência e por este motivo necessitei ficar afastada do estágio, por licença médica, duas semanas. Apresentei meu atestado na empresa não houve o abono das minhas faltas, e, por isso não receberei estes 14 dias. Isso está correto? É legal?

Comentário por Shayane

Na Lei 11.788/08 NÃO EXISTE PREVISÃO para essa hipótese. Porém, como tal regra deriva em parte da redação do art. 488 da CLT, creio que em razão da apresentação do atestado deveria haver o pagamento pela empresa. Mas não se trata de obrigação legal.

Comentário por paulo cunha

Boa tarde,
Me chamo Anderson, tenho uma uma dúvida sou estudante do curso Técnico em Logística e dentre alguns dias meu curso irá acabar, e sendo assim corri atras de um estágio e conseguir 02 gostaria de saber se é possível eu estagiar por essas duas empresas, um pela parte da manha e outro a tarde?
Obs: Até la meu curso já estará acabado, e terei tempo para fazer isso caso seja possivel!

Comentário por Anderson

Não é correto! Voçê está respaldado pelo atestado médico e tem direito a receber.
Caso a empresa não pague, sugiro que vá ao ministério do Trabalho.

Comentário por virginia Marques G. Gomes

Estou na empresa desde Fevereiro de 2011, sendo que a empresa onde trabalho só fez o convênio com o órgão de estágios em março de 2012. No caso, meu estágio no papel está na data de 23/03/2012 até 31/12/2012.

Fiquei 13 meses ” em off ” na empresa, recebendo normalmente.

Queria saber se no término do meu contrato eu receberei algo?
Se sim, eu tenho direito/posso exigir os 22 meses trabalhados?

Comentário por Anderson Barbosa

No termíno do contrato de estágio voçê não recebe nada, porém os 13 meses que ficaste em OFF, configura trabalho de carteira assinada, com férias e 13º salário. Sugiro que primeiramente converse com a empresa e se não tiver acordo a única solução é deixar pra lá ou procurar o ministério do Trabalho.

Comentário por virginia Marques G. Gomes

trabalhei dois 2 anos no trt da 10° região .eu teria 60 dia de recesso mas terei 30 dias .agora vou sair já no final do comtrato e fikei com o recesso no final só gostaria se vou receber esse ultma 30 dias.. pq entrei dia 07/01/2011 até 30/12/12.

Comentário por wanderley rodrigues galvao

trabalhei cinco meses como estagiária porém terminei meu curso, posso estar renovando meu contrato mesmo assim?

Comentário por tamires faria

Pelo que sei estagiário não tem direito a férias remunerada, tem que tirar os 30 dias de férias anual. O estagiário tem que gozar logo do que tem por direito, pois se deixar para mais tarde só se ferra. Se a instituição não cumpriu com o contrato de estágio, configura trabalho de carteira assinada.

Comentário por virginia Marques G. Gomes

Em caso de estagiar em uma prefeitura,como é os horrarios? férias? e salarios?

Comentário por Roslaine Rizzon

meu contrato de estagio é com duração de seis meses, ele vai ser renovado por mais seis meses, tem que ser paga alguma remuneração

Comentário por paulo

Boa tarde, sou professor de um curso tecnico em enfermagem e gostaria de saber se o estagio pode acontecer mesmo se o aluno não presenciou a teoria em sala de aula? no caso, a escola onde atuo tem tres semestres sendo o primeiro semestre teorico, o professor pode realizar o estagio hospitalar no primeiro semestre? obrigado

Comentário por lourival

A instituição quando necessita de estagiários, ela menciona o período e a área do estágio a ser contratada, por issso existe um contrato de estágio cirrícular ou supervisionado entre a instituição e o aluno, ou seja o aluno tem que estar devidamente matriculado e cursando. O estágio não pode acontecer para o aluno que não presenciou a teoria em sala de aula, mesmo porque, qual seria os seus conhecimentos adquiridos em sala de aula a colocá-los em prática? Isso não existe. Estágio é atrelar teória com a prática.

Comentário por virginia Marques G. Gomes

Num estágio não obrigatório o vale transporte é compulsório, mas e se o estagiário tem veículo próprio ou usa apenas 3 vezes na semana,? E se ao fim do mês tem R$ 70 em vale transporte, precisa de R$ 90 para ir ao estágio no mês seguinte e a empresa faz um crédito de R$ 60 para complementar, está agindo errado? Ou como proceder se não há a necessidade e está gerando apenas um custo?

Comentário por Lane Costa

Eu trabalho 8 horas diárias e tenho que realizar estágio obrigatório por conta da faculdade. A empresa a qual trabalho é obrigada a me liberar um horário para que eu possa realizar meu estágio obrigatório? Ou eu tenho que tentar fazer um acordo com meu chefe?

Comentário por Beneilson

minha esposa não pode estagiar apos seu curso de tecnico em quimica e não sei como fazer para que ela consiga uma nova change de estegiar e conseguir seu diploma ,pois já faz mais de um ano que o prazo para concluir o estagio passou

Comentário por jamieson

ja conclui o ensino médio integrado com curso técnico em informática, ainda não fiz estagio, mas eu gostaria de receber somente meu certificado de ensino médio, e não o certificado do técnico, mas a escola não quer dar, como devo proceder?

Comentário por Italo

eu trabalho nos correios, preciso estágiar fora da empresa (área da saúde) e não estou conseguindo liberação, eles podem fazer isso? me impedir de estagiar? que lei me ampara,
grato Rob´lio M Gomes

Comentário por robélio moreira gomes

sou tecnica em radiologia formada em 2009 ,em novembro de 2009 fui chamada para estagiar em um hospital(empresa tercerizada) me disseram que seria 3 meses de estagio até a mamografia ficar pronta ,detalhe: só ficou pronta em agosto de 2010 e eu e mais uma amiga fizemos estagio todo esse tempo sem remuneração para garantir que iriamos ficar empregadas..dia 11/03/2013 fui demitida sem justa causa ,tenho algum direito sobre o estagio que fiz nesse tempo?

Comentário por michelly bonni

sou estudante do ultimo ano do curso formação de docentes,iniciei meu estagio no dia 21 de janeiro desse ano,mas por que eu comecei a passar mal e vou passar por uma cirurgia,me dispensaram,me disseram que eu não posso ter maisde tres atestados,só que nesse estagio eu cumpria tbm funçoes que não eram minhas,e na maioria das vezes trabalhava até com dor…gostaria de saber se eles podem fazer isso,eu sei que estagiario não tem muitos direitos,mas eu me senti muito mal com td isso,no momento que eu mais precisava…me dispensaram.

Comentário por Camila de Carvalho Vieira

Hoje dia 25/03/13 dia da Consciência negra,estagiário pode trabalhar???

Comentário por Germana Marques

Ola, bom dia,
Sou estagiario a 6 meses em uma empresa de publicidade, o meu estágio é não obrigatório, portanto as minhas horas maximas de serviço são de 6 horas diarias, ou seja devo começar trabalhar as 10 e sair as 18 com duas horas de almoço.
acontece que desde o começo eles me cobram trabalhar as 8 hs, das 8 as 18, e apenas 1h30 de almoço ou seja, 8h30 a jornada de trabalho. sempre que necessário fiquei na hora do almoço trabalhando e muitos dias fiquei até tarde da noite.
agora a empresa é me dispensando por falta de assiduidade, ou seja, atrazos de 10 ou 15 minutos.
o que eu devo fazer?

se puder me responda por email (rhadst@hotmail.com)

Comentário por Rhadzony Storch Júnior

Meu contrato de estágio termina 01/04/2013,porém querem me contratar.O fato de me contratarem agora tira o meu direito de 30 dias de recesso?
Se eu for fracionar,tipo 15 dias este mês e 15 dias em julho?é possível?

Comentário por Iron Laredo

já terminei o décimo periodo porem tenho depencias, estou trabalhando e preciso da carteira de estagiario sera que posso pedir a minha inscrição porque ainda devo umas 6 matérias

Comentário por Rosilene de Fátim a dos Reis

Gostaria de saber se o aluno trocar de instituição de ensino por exemplo: a empresa assinou contrato junto com a QI e eu sai da QI e fui pra outra escola… se quando eu for renovar o contrato de 6 meses eu posso continuar na empresa.
Obrigada

Comentário por stefanie vargas

Boa Tarde,Estou com duvida. tenho 09 meses q estou estagiando, o estagio é de 6 meses até 2 anos.mas venceu em Janeiro não assinei nem um contratoapos os 6 messes de estagio. nesse caso estou sem contrato a 4 meses não assinei nada. qual o procediment?.Obrigada.

Comentário por barabra

oi quando devo pedir para estagiar numa revenda de carro ?

Comentário por Jéssica Hirt

Moro em Guaratuba e estudo em Paranaguá no curso de pedagogia, a UFPR exige que façamos nossos estágio em Paranaguá.
Gostaria de saber se tem alguma lei que possa utilizar para requerer e fazer exigir meu estagio na minha cidade.

Comentário por claudia

Quando o estagiario tiver que faltar para estudar, ess dia pode ser descontado?

Comentário por Silvia Neves

GOSTARIA DE SABER QUANTO EU POSSO RECEBER DE RECISAO TENHO 5 MESES NO ESTAGIO

Comentário por LILIANE

sou estagiária na educação,gostaria de saber se tenho direito a ser transferida pra outra escola conforme eu pedi? eles são obrigados a fazer?

Comentário por MARINEZ

Boa tarde, fiz um curso técnico de informática, conclusão em outubro de 2008, na escola Alcides Maya, não fiz estágio obrigatório, consegui um emprego de call center que a escola disse que valeria como estágio, mas como não tinha a ver com informática, não fiz o relatório, não peguei meu diploma. Agora, querem que eu faça 3 matérias, que já fiz, com valor de mais ou menos R$ 1.600,00, gostaria de fazer o estágio e pegar meu diploma, como posso resolver esta questão?

Atenciosamente
Cátia

Comentário por cátia

Boa tarde, gostaria de saber se a instituição em que trabalho pode me mandar embora por justa causa por estar faltando 2 dias por semana ao trabalho em função de meu estágio. Estou me graduando em serviço social, e para cumprir a carga horária obrigatória de estágio por semestre tenho que faltar dois dias por semana no trabalho. Não consegui entrar em acordo com meu chefe imediato (trabalho de segunda á sábado, justamente no horário em que faço estágio, das 13 ás 19, de segunda á sábado). Estou num impasse entre o trabalho e a faculdade, o que vocês me aconselham?

Agradeço.

Comentário por cesar moreira de sousa

Gostaria de saber se uma pessoa que trabalha como estagiaria e parou de estudar pode continuar ou é ilegal???

Comentário por Sol

tenho 14 anos eu posso fazer estagio na prefeitura

Comentário por joao vitor

sou estagiaria trabalho 06 hs por dia de segunda ha sabado
e incluindo feriados..no meu contrato esta escrito q trabalho seg a sexta .eu seja nao recebo pelos sabados e nem feriados.e meu chefe fala q se eu nao trabalhar ele vai me dispensar …eu quero saber se eu mover uma ação judicial contra a empresa eu tenho chances de ganhar e receber pelos sábados e feriados trabalhados durante esse um ano q fiz estagio.
agradeço.

Comentário por lorrayne de sousa

Gostaria de saber se o estagiario pode pedir aumento salarial?

Comentário por Jonathan Brandao Santos

Gostaria de saber si caso a empresa quebre o contrato faltando alguns meses para terminar recebemos alguma indenização dos meses que faltaram?

Comentário por Paloma

olá bom dia eu me chamo leide e gostaria de tirar uma duvida meu contrato vence dia 17 de junho deste ano no caso minhas ferias remuneradas como dita a lei vigente será apartir do dia 18 até dia 17 de junho seria isso o correto ou simplesmente essas ferias deveriam ser dentro do ano de contrato coisa que para mim a lei não deixa claro ….aguardo resposta

Comentário por leide

Vou fazer 1 ano de estágio e já conclui o Curso Técnico, posso renovar para mais 1 Ano de Estágio ?

Comentário por Marcelo

Depende do seu contrato a maioria é de 1 e 8 messes se você concluio um ano ainda falta 8 messes ou a empresa pode renovar o seu contrato por 1 ano e 8 messes.

Comentário por Jonathan Brandao Santos

meu contrato é de 1 ano, tão querendo renovar por mais 1 ano.

Comentário por marcelo

Gostaria de saber se um funcionário publico tem o direito de sair pra estágio obrigatório em seu curso de graduação num periodo de 4 meses e este será descontado em seu emprego, já que os estágios oferecidos pela faculdade não são remunerados.

quero saber se é direito do trabalhador se afastar pra concluir seus estudos e nao ser descontado

há uma Lei um direito de continuar recebendo

Comentário por Italo

Estagiário tem direito a atestado ?

Comentário por Beatriz Galvão

olá! sou estagiária em uma empresa, e ao me pagar os dias quebrados ela dividiu o meu salário por trinta dias… como sou estagiária ela n teria que dividir apenas pelos dias trabalhados, ou seja, sem contar sábados, domingos e feriados???. Obrigada!

Comentário por Poliana

Olá! primeiramente gostaria de parabenizar este site, pois adorei muito 10. E também fazer uma pergunta:
Olha sou estágiaria com 20 horas semanais, remunerada, e gostaria de saber se eu posso pegar férias agora no mês de julho que é somente quinze dias? E se acaso eu não pegar férias, sou remunerada? e em qual lugar devo trabalhar, na escola onde atuo ou poço atuar em outra instituição, que no meu caso querem me eu faço meus horários em uma creche ?

obrigado pela atenção Boa tarde!

Comentário por Josianny Rodrigues Richter

Fiz estagio em uma empresa por i ano e um mês, dai eles assinaram minha carteira como funcionaria, depois de 8 meses efetivada fui demitida, cumprirei aviso, a minha recisao e contada a partir do contrato de estagio ou de quando minha carteira foi assinada?

Comentário por Emília

Tenho 12 meses completos no estágio… e estou saindo…
porém tirei 15 de férias ao completar 11 meses e 15 dias …
tive esses 15 dias remunerado
quero saber se mesmo saindo,como não tirei os outros 15 dias, se tenho direito a remuneração desses 15 dias?

Comentário por Roberta

nao sei como ver se fui contratada
como vejo me ajude por favor?

Comentário por Thauanne Lima

Estou no curso de graduação de Pedagogia cursando o 2° semestre mas, não fiz ainda o 1° semestre por que fiz o vestibular em julho e a faculdade disse que vou cursar-lo só no final do curso, há possibilidade de estágio nesse caso?

Comentário por anonimo

Meu estágio é remunerado. Sendo que preciso fazer o NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA na faculdade (curso Direito).
Gostaria de saber se o estágio tem que me liberar para esse núcleo. Tem algo na lei que consagre essa dispensa?

Comentário por Bárbara Sousa

Meu chefe do estágio está me devendo 2 meses de salário a uns 6 meses! Eu tenho direito de recorer na justiça?

Comentário por camilo colares

Tenho contrato de um ano em um orgão público e vencerá em agosto de 2014, gostaria de saber se me dezembro agora de 2013 posso pedir uns dias de recesso referentes aos meses que já estagiei? ou tenho que esperar um ano?

Comentário por Tati

terminei os meus estudos no ano de 2005 na escola estadual miécimo da silva ,na època nao consegui estagio na minha area tecnico de edficaçoes gostaria de saber se ainda posso estagiar pos surgiu agora uma oportunidade?

Comentário por priscila dos santos da silva

olá, sou estudante de ensino médio e atualmente trabalho como estagiária em uma empresa, e gostaria de saber se as minhas férias são pagas, pois já tirei férias e nada deles tocar no assunto de férias remuneradas.
obrigada.

Comentário por Bruna Bandeira

Oi, faço faculdade de psicologia, quero fazer estagio de psicologia Hospitalar, a pessoa que cuida dos estagio disse , que não vai ter mais por falta de demanda, só que é mentira, muitos colegas de curso querem fazer esse estagio e não conseguem, eu gostaria de saber se tem alguma lei relacionada, que obrigue a instituição abrir este estagio.
desde ja agradecida

Comentário por Cássia

Posso estagiar em dois locais???
Um pela manhã e outro pela tarde?

Comentário por Rafaela Oliveira

oi faço estagio de auxiliar de enfermagem porem a escola quer cobrar os dias que faltei isso é correto como devo proceder?

Comentário por andreia leite

Meu contrato acaba 1 dia antes de completar 2 anos tenho direito de receber o que?

Comentário por Elaine

todas as horas efetivamente estagiadas (trabalhadas) até a data do término do contrato.

Comentário por DA CUNHA & ADVOGADOS S/C

Boa tarde Gostaria de Saber se estagiario pode ser afastado por atestado médico tipo esta com depressão e o médico afastou por mais de 30 dias como ficaria a empresa continua pagando ?

Comentário por Lucas

Gostaria de saber se o estagiário reprovar no final do ano letivo na instituição na qual o mesmo estuda se ainda sim ele poderá renovar seu contrato?

Comentário por Wagney Japhaell

Eu gostaria de saber se estagiário tem direito a fim de semana remunerado. Por exemplo , eu fui convidda para ser estagiaria e eles pagam 6,50 a hora com um cargo de 30 hrs semanais , quando eu fiz o calculo para saber o valor de fato que eu ganharia no final do mes eu contei os trinta dias presentes no mes .Está certo?

Comentário por Juliana Mend

A faculdade pode cobrar financeiramente o estágio como se fosse uma matéria? Visto que as supervisões não são feitas pelos professores da faculdade e sim pelo resposavel técnico do local onde estagiamos?

Comentário por vanubia

Fiz um ano de estagio e não recebi minhas férias , agora fui contratado eu ainda tenho direito de receber as férias ?

Comentário por Leandro

Em caso de quebra de contrato da empresa,eles. Pagam multa? E eu estou gravida eles podem me dispensar?

Comentário por Danielleb

Oi meu nome é Gabrielle estou fazendo estágio na Honda motos e trabalho no adm eles iram abrir a loja no dia 30 e 31 até uma hora da tarde… queria saber se eu deveria trabalhar no dia 31… muito obrigada

Comentário por Gabrielle Oliveira

Meu contrato é de 6 meses, estou ja a 2 meses trabalhando, gostaria de saber se posso pegar meu recesso antes do termino do contrato? tipo agora no final do ano

Comentário por Vanessa

se todos os servidores entra em recesso todos os estagiários tem que entrar juntos tambem?

Comentário por sandro silva

Sou estagiária a 1 e dois meses infelizmente estou de atestado de 60 dias. Gostaria de saber se terei o direito de receber a bolsa referente a esse dias.

Comentário por Jennifer Tiburcio

Gastaria de obter mais informe: Trabalho em um empresa da qual estou com dificuldades de sair para estagio do meu curso de Serviço Social em outro ambiente! Há alguma lei que esteja a meu favor.

Comentário por Olga

Oi sou estagiaria á 4 meses e eles escolheram o mês das minhas férias que seria em março, mas eu gostaria de trocar para junho será que tenho direito de trocar?

Comentário por Sabrina

Boa Tarde, eu estagiei um ano por uma empresa e quando terminei esse um ano fui efetivado tenho direito as férias como estagiário??

Comentário por Leone Alves

Boa tarde, meu contrato foi prolongado para mais 1 ano, gostaria de saber se tenho reajuste na bolsa auxilio, e quanto é o percentual de reajuste?
Obrigado

Comentário por adriano

Olá, estamos contratando uma estagiária para nossa empresa, porém a escola onde ela faz o curso não quer assinar o contrato alegando que estágio só é permitido para faculdade, gostaria de saber como podemos agir diante essa situação?
Att.

Comentário por Lorenna

Pergunta
Estou trabalhando em uma empresa, que tenho de cumprir 8 diárias e estou no 5ª semestre de s.social e tenho que estagiar, quais são os meus direitos para relizar o estagio supervisionado?

Comentário por jaqueline




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: